
O Aché Laboratórios Farmacêuticos anuncia o início da campanha “Viva o cuidado até o Osso”, que tem por objetivo ampliar a conscientização e o diagnóstico da osteoporose.
Até o dia 21 de outubro, serão disponibilizados até 200 exames por dia, em colaboração com clínicas parceiras em três cidades do estado de São Paulo: Salto, São Vicente e Sumaré. O exame é recomendado principalmente para pessoas acima dos 50 anos. Em setembro, Franco da Rocha também participou da campanha.
A osteoporose é uma doença silenciosa que muitas vezes é diagnosticada somente após a ocorrência de fraturas, já que não costuma apresentar sintomas. A condição tem maior incidência em mulheres na pós-menopausa, mas a ocorrência maior está em pessoas com mais de 65 anos de ambos os sexos.
Além da idade, outros fatores de risco incluem histórico baixo de consumo de cálcio na alimentação, sedentarismo e consumo excessivo de álcool e cigarro.
O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir lesões especialmente na coluna, fêmur e punho, que podem causar limitações e, em alguns casos, levar a óbito. Quando a perda da massa óssea é diagnosticada precocemente, é possível conter o avanço da doença.
No mundo, a cada três segundos ocorre uma fratura por causa da osteoporose, segundo dados da International Osteoporosis Foundation (IOF).
No Brasil, o Ministério da Saúde estima que mais de 10 milhões de pessoas têm a doença, e apenas 20% delas sabem disso.
Como será feito o exame?
Segundo o Aché, a iniciativa integra os esforços da empresa em ampliar o acesso aos cuidados de saúde para quem mais precisa. De acordo com o diretor Médico-Científico, Dr. Stevin Zung, o compromisso do Aché vai muito além da produção de medicamentos: ele se estende à promoção do bem-estar, à valorização da prevenção e ao fortalecimento da assistência que transforma saúde em impacto social.
“Cuidar das pessoas é oferecer mais vida a elas. A osteoporose é uma condição que afeta diretamente a qualidade de vida e a longevidade dos pacientes. Esta campanha tem como objetivo unir forças para ampliar a conscientização e garantir que as pessoas iniciem o tratamento adequado o quanto antes”, destaca o Dr. Stevin.
O exame será por meio de um ultrassom portátil que permitirá quantificar a massa óssea através do pé do paciente, com resultado entregue na hora.
Essa avaliação é fundamental para diagnosticar o estágio da doença quando presente, que se manifesta em duas fases: osteopenia e osteoporose. Para completar a ação, um médico estará de plantão para orientar sobre o tratamento mais indicado em cada caso.
“Além do acompanhamento médico, ajustes no estilo de vida, como uma dieta rica em cálcio e atividades físicas, podem ajudar a melhorar e prevenir os sintomas. Com o tratamento adequado, é possível reduzir em 70% o risco de fraturas”, completa Dr. Stevin.
Calendário
Em celebração ao Dia Mundial da Osteoporose, no dia 20 de outubro, o Aché realizará, também, uma live para incentivar a prática de atividades físicas.
O exercício físico é essencial para aumentar a força muscular, o controle motor, o equilíbrio corporal e a melhorar a mobilidade.
Como participar da campanha?
O atendimento será feito por ordem de chegada, das 8h às 17h. É obrigatório apresentar documento de identidade.
Data: 21/10/25
Salto: Center Clínica, localizada na R. Barão do Rio Branco, 802 – Centro
Fonte e foto: Aché
