A pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa e ninguém poderia imaginar todos os desdobramentos e as mudanças causadas por ela.
Todos as pessoas e setores do varejo foram afetados e com a farmácia não foi diferente.
O Abrafarma Future Trends contou com a participação do Vice-presidente Latam da Close Up International, Paulo Paiva, e do vice-presidente sênior de Consultoria e Tecnologia da Iqvia, Sydney Clark, que trouxeram diversos insights sobre o varejo farma.
Eles mostraram que houve uma migração nas compras das farmácias dos grandes centros para os bairros mais afastados. Quem mais cresceu no período foram as redes associativistas e as farmácias independentes, por uma questão de geolocalização mais próxima às moradias das pessoas que ficaram em casa.
O mercado farmacêutico cresceu 6,2% no MAT julho 19 e MAT julho de 2020, e 10,5% no MAT julho 2021 e MAT julho 2021.
O impacto no crescimento entre 2020 e 2021 foi de 3,2%, enquanto 2,9% veio da adição de novas lojas. Isso porque houveram lojas sendo fechadas e também uma continuidade na abertura de lojas.
Já 8,9% vieram do preço.
Um ponto importante foi o mercado de medicamentos para o tratamento de doenças crônicas, como cardíacas, diabetes, respiratórias, entre outras. Houve um avanço de crescimento no mercado total de 19,9% de variação positiva entre o MAT julho 2019 e MAT julho 2021. Contudo, não houve aumento de prescrição, mas houve aumento no compliance, na adesão ao tratamento dos pacientes. A razão disso foi o maior acesso à informação.
O papel do farmacêutico no tratamento de doenças crônicas
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Divulgação