
A Amazon Pharmacy anunciou o lançamento de quiosques de autoatendimento que permitirão que os pacientes do programa One Medical, da Amazon, recebam seus medicamentos prescritos no consultório médico ao final da consulta. Os quiosques, que são como vending machines, começam a funcionar a partir de dezembro, na região metropolitana de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Segundo a empresa, nos Estados Unidos, quase um terço das receitas médicas nunca são atendidas e metade dos medicamentos para doenças crônicas não são tomados conforme a prescrição.
“Os pacientes recebem o mesmo serviço clínico confiável que esperariam no balcão da farmácia, mas sem a necessidade de deslocamento extra ou espera na fila — trazendo efetivamente a experiência da farmácia para onde os pacientes já estão”, afirmou a Amazon.
“Sabemos que, quando os pacientes precisam fazer uma viagem extra à farmácia depois de consultar o médico, muitas receitas médicas nunca são atendidas”, disse Hannah McClellan, vice-presidente de operações da Amazon Pharmacy. “Ao levar a farmácia diretamente ao ponto de atendimento, estamos removendo uma barreira crítica e ajudando os pacientes a iniciar o tratamento quando mais importa — imediatamente.”
Oportunidade no mercado americano
Hoje, nos Estados Unidos, um em cada quatro bairros é considerado um deserto de farmácias, sem acesso fácil a medicamentos.
“E mesmo quando há uma farmácia por perto, o trajeto do consultório médico até o balcão da farmácia tem sido um ponto de atrito há muito tempo, gerando atrasos, frustração e oportunidades perdidas de tratamento: apenas 51% dos clientes relatam que suas receitas foram atendidas rapidamente em farmácias de varejo”, informou a Amazon.
Como funcionam os quiosques da Amazon Pharmacy
Após o profissional de saúde emitir a receita, os pacientes podem fazer a compra no aplicativo da Amazon, com a opção para retirar no quiosque do consultório. Depois de efetivar o pagamento, o cliente receberá um QR Code para escanear no quiosque e pegar o produto.
Um farmacêutico da Amazon analisará o pedido e o medicamento estará pronto para retirada em minutos.
Cada quiosque é abastecido com um estoque selecionado de medicamentos, adaptado aos padrões de prescrição do consultório específico.
A Amazon Pharmacy aplica automaticamente cupons patrocinados pelo fabricante diretamente aos pedidos qualificados, tornando os medicamentos mais acessíveis.
“Projetamos a experiência no quiosque para ser simples, rápida e centrada no paciente”, disse McClellan. “Mas também entendemos que os pacientes às vezes têm dúvidas sobre seus medicamentos. É por isso que cada transação no quiosque inclui acesso à nossa equipe de farmacêuticos, que pode fornecer consulta por vídeo ou telefone, assim como fariam em um balcão de farmácia tradicional.”
A empresa ainda afirmou: “Ao fechar o ciclo entre diagnóstico, prescrição e tratamento, os Quiosques de Farmácia da Amazon representam um passo importante na missão da Amazon Health Services de tornar a assistência médica mais simples, acessível e centrada no cliente. Olhando para o futuro, a tecnologia tem o potencial de melhorar drasticamente o acesso a medicamentos em diversos ambientes de saúde e levar os serviços farmacêuticos diretamente aos pacientes quando e onde eles mais precisam.”
Fonte e foto: Amazon/Drugstore News
