Antibióticos podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional

Pesquisa diz que as mulheres que usam antibióticos e anticoncepcional juntos devem redobrar as precauções para evitar uma gravidez indesejada

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, fornece evidências de que os antibióticos podem reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional.

Isso significa que as mulheres que usam os dois tipos de drogas ao mesmo tempo devem tomar precauções extras para evitar uma gravidez indesejada!

O estudo não conseguiu provar causa e efeito, no entanto, segundo os pesquisadores, há uma interação de drogas antibacterianas com contraceptivos hormonais, o que pode potencialmente prejudicar a eficácia dos anticoncepcionais.

De acordo com a equipe de pesquisa, estudos anteriores sobre interações entre antibióticos e pílulas anticoncepcionais produziram resultados mistos.

E, buscando clareza, eles rastrearam relatos de suspeita de efeitos colaterais indesejados de medicamentos (chamados de Yellow Cards) relatados por prestadores de cuidados de saúde e pelo público ao regulador de medicamentos e dispositivos médicos do Reino Unido, o Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency.

O estudo

Os pesquisadores compararam o número de gravidezes indesejadas relatadas em quase 75 mil  Yellow Cards para antibióticos em geral.

Cerca de 33 mil para medicamentos indutores de enzimas e, por fim, mais de 75 mil para outros tipos de medicamentos.

Houve 46 casos de gravidez indesejada nos relatórios do Yellow Cards para antibióticos, 39 nos relatórios de medicamentos indutores de enzimas, e 6 em relatórios de outros medicamentos.

Além disso, em comparação com outros tipos de medicamentos, as gravidezes indesejadas foram 7 vezes mais comuns em notificações de antibiótico e 13 mais comuns em notificações de medicamentos indutores de enzimas, que incluíam alguns antibióticos.

Assim, não foi possível calcular os riscos absolutos a partir dos dados.

O risco varia de mulher para mulher, de acordo com sua constituição fisiológica e circunstâncias.

Contudo, os pesquisadores concordam que se uma mulher está em uso de anticoncepcionais hormonais e antibióticos, ela deve ser aconselhada a adotar medidas contraceptivas extras.

4 hábitos comuns que interferem na eficácia da pílula anticoncepcional 

Anticoncepcional: mitos e verdades sobre o uso e os efeitos do remédio 

Fonte: Viva Saúde

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário