Anvisa aprova novo medicamento para tratamento da hepatite C em adultos

Vosevi®, medicamento da farmacêutica Gilead Sciences, trata todos os genótipos de infecção crônica pelo vírus da hepatite C (HCV) em adultos com apenas um comprimido ao dia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o uso de Vosevi® (sofosbuvir/velpatasvir/voxilaprevir) da Gilead Sciences no Brasil. O medicamento é indicado para pacientes com infecção crônica pelo HCV, genótipos 1 a 6, sem cirrose ou com cirrose compensada, que falharam anteriormente na terapia com um regime antiviral de ação direta. O tratamento consiste em um regime simples de 12 semanas.

“Vosevi® chega para completar o portfólio da Hepatite C da Gilead no Brasil. Com isso, reforçamos nosso compromisso de levar terapias com altas taxas de cura para todos os pacientes infectados pelo HCV e também a nossa colaboração com

O Plano de Eliminação das Hepatites até 2030”, destaca a Dra. Rita Manzano Sarti, Diretora Médica da Gilead Sciences Brasil

A eficácia e segurança do Vosevi®, que faz parte da nova geração de tratamento em comprimido único ao dia da Gilead, foi estudada em 4 grandes ensaios clínicos de fase 3, chamado programa POLARIS. Os estudos POLARIS 1 e 4 foram desenhados para avaliar Vosevi® como terapia de resgate livre de ribavirina, atingindo RVS global de 97% (96% de RVS para resgatar pacientes expostos a um NS5A e 98% em expostos a um não-NS5A). Vosevi® foi bem tolerado, com perfil de segurança semelhante ao placebo.

A Hepatite C

A hepatite C é uma infecção causada pelo vírus da hepatite C (HCV), que possui pelo menos seis tipos (genótipos) distintos e que acomete preferencialmente o fígado, provocando uma inflamação que leva à formação de cicatrizes (fibrose hepática) e que, com o decorrer do tempo e sem um tratamento, pode levar à cirrose e ao câncer de fígado. Além do fígado, outros órgãos também podem ser acometidos.

A hepatite crônica C afeta aproximadamente 70 milhões de pessoas no mundo1. No Brasil, há uma estimativa de 700 mil portadores da doença2. Cerca de 155 mil foram diagnosticados entre 1999 e 2016 e há indícios de que ainda faltem 502 mil pessoas para serem diagnosticadas. Nesse período foram realizados 110 mil tratamentos, sendo 57 mil somente entre 2015 e 2017. Entre 2000 e 2015, foram identificados 46.314 óbitos relacionados à hepatite C. O fato é que grande parte das pessoas desconhece seu diagnóstico e poucos sabem como ocorreu a transmissão ou que exista tratamento para a doença.

Como ocorre a transmissão

O vírus da hepatite C é transmitido pelo contato com sangue infectado. Os principais meios de transmissão são reutilização e esterilização inadequada de equipamentos médicos, odontológicos e outros, compartilhamento de seringas e agulhas (como no uso de drogas ilícitas), práticas sexuais de risco e transmissão vertical (da mãe para o filho). Pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993 também podem ter contraído a infecção.

A Hepatite C é a maior causa de cirrose, câncer de fígado e transplante hepático no mundo. Além das complicações relacionadas ao fígado, pode desencadear uma verdadeira doença sistêmica. Estudos comprovam que o vírus da Hepatite C aumenta os riscos do aparecimento de outras doenças como a Diabetes do tipo 2 e do Linfoma, por exemplo.

Número de pacientes com hepatite cresce 20% em dez anos no Brasil 

Foto: Shutterstock

Fonte: Gilead Sciences

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

1 comentário

  1. Cleonice vieira de souza em

    Eu fui diagnosticada com hepatite C em 2003 fui emcaminhada para fazer tratamento. Comecei a tomar rivabirina é interferon em 2008 usei por 48 semanas no final do tratamento fiz novos exames onde constatou hepatite ainda fiquei arrasada pois a minha médica disse que não tinha outro medicamento pra mim. Só me disse que tinha um remédio novo em fase de testes é que ainda não estava liberado . Quando em 2015 que sabendo pela médica que tinha sido liberado o novo remédio é imediatamente fui submetida ao novo remédio. Graças à Deus comecei a tomar o remédio é com 12 semanas com o fim do tratamento fiz novos exames onde não constava mas a hepatite minha carga viral já não tinha mas graças à Deus. Hoje só Fasso acompanhamento de ano em ano por 5 anos pra receber minha alta definitiva. Graças à Deus estou bem graças à Deus É a ciência. Sou feliz porque tive toda a paciência pra ficar calma por todo estes anos a espera é grande é terrível pra quem espera. Mas no fim deu tudo certo 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏

Deixe um comentário