Anvisa aprova o teste rápido SARS-CoV-2 da Roche

O Teste Rápido da Roche é um imunoensaio cromatográfico destinado à detecção qualitativa de anticorpos contra o SARS-CoV-2 em soro, plasma ou sangue total

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o Teste Rápido de Anticorpos SARS-CoV-2, da Roche, para aprimorar a identificação de pessoas com COVID-19 de forma rápida e segura.

Com especificidade de 98,65% e sensibilidade de 99,03% a partir do 14º dia após o início dos sintomas.

O teste oferece, dessa forma, mais confiabilidade para identificar pacientes que desenvolveram anticorpos contra SARS-CoV-2, indicando infecção anterior.

Contudo, a solução chega para complementar o amplo portfólio da companhia para auxiliar o sistema de saúde no combate à COVID-19.

O qual inclui soluções moleculares, sorológicas e digitais.

Como é o teste

Realizado com sangue capilar, de uma picada no dedo, o teste destina-se a detecção qualitativa de anticorpos contra SARS-CoV-2, apresentando resultados confiáveis, compatíveis aos exames laboratoriais, dentro de 10-15 minutos.

Por permitir a realização de exames fora dos laboratórios clínicos e perto do paciente, a solução torna-se, portanto, uma ferramenta fundamental para ampliar o acesso à testagem.

Assim, a testagem pode ser feita em locais que não dispõem de infraestrutura laboratorial ou em situações onde a coleta de sangue venoso não é adequada (crianças, idosos ou pacientes em quimioterapia, por exemplo).

“Sabemos da nossa responsabilidade global em apoiar uma gestão mais eficiente da saúde e fornecer soluções de alta qualidade e precisão para os pacientes onde e quando precisam”, afirma Antonio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.

Este teste é uma nova geração de testes rápidos, mais sensível, específico e complementar aos testes laboratoriais, que fará a diferença na tomada de decisão clínica mais assertiva para fortalecer as estratégias de combate a pandemia”.

A Roche Diagnóstica Brasil está dedicada em realizar os processos necessários de importação para que o teste esteja disponível no Brasil o mais rápido possível.

Ainda sem previsão estimada.

Teste Rápido de Anticorpos SARS-CoV-2

O Teste Rápido da Roche é um imunoensaio cromatográfico destinado à detecção qualitativa de anticorpos contra o SARS-CoV-2 em soro, plasma ou sangue total.

Quando realizado pelo menos 14 dias após o início dos sintomas, o teste apresenta a sensibilidade de 99,03% e especificidade de 98,65%.

Os resultados podem ajudar na avaliação da resposta imune dos pacientes ao vírus.

Conforme ampliamos o conhecimento sobre a imunidade ao SARS-CoV-2, mais o teste pode ajudar a avaliar quem desenvolveu uma possível imunidade ao vírus.

Testes de anticorpos

Os testes que detectam as respostas dos anticorpos contra o SARS-CoV-2 serão essenciais para dar suporte ao desenvolvimento de vacinas e, também, para entender a taxa e a disseminação da infecção entre as populações.

Testes de anticorpos precisam ser capazes de detectar especificamente anticorpos relacionados ao SARS-CoV-2 sem reação cruzada com outras doenças infecciosas, como influenza, o que poderia gerar resultados falso positivos.

Foto: Shutterstock

Fonte: Roche

Deixe um comentário