Anvisa certifica Pfizer, uma das produtoras da vacina contra a Covid-19

Das quatro empresas envolvidas nas fabricações de vacinas contra a Covid-19, três receberam da Anvisa a certificação do processo de Boas Práticas de Fabricação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou na noite de ontem (28) ter feito a certificação de Boas Práticas de Fabricação da empresa Pfizer, uma das envolvidas na produção da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer/Biontech.

O processo foi concluído no último sábado (26), após a Anvisa ter recebido todas as informações necessárias ao longo dos últimos meses.

Das quatro empresas que participam na produção de insumos para a vacina ou em sua formulação, três já receberam a certificação.

No entanto, uma ainda não enviou as informações requeridas.

A certificação de boas práticas da Anvisa é, portanto, um dos pré-requisitos para que seja autorizado o uso da vacina contra a Covid-19 no Brasil.

A verificação é feita de duas formas:

Por meio de inspeções da Anvisa ou de relatórios de inspeção elaborados por autoridades reguladoras com equivalência regulatória à brasileira que integrem o Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica (PIC/S, na sigla em inglês).

No caso das vacinas desenvolvidas pela Astrazeneca/Oxford e Sinovac, por exemplo, técnicos da Anvisa foram à China inspecionar as instalações de fábricas envolvidas na fabricação dos imunizantes.

Isso foi necessário porque o país asiático não integra o PIC/S.

Confira quem pode ou não tomar a vacina contra a Covid-19 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário