Anvisa identifica primeiro caso de fungo fatal e resistente a medicamentos no Brasil

Anvisa emite alerta sobre a identificação de um possível paciente com Candida auris, um fungo fatal resistente a medicamentos e que pode levar à morte

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta no último dia 7 sobre a identificação de um possível paciente com Candida auris, um fungo que pode ser fatal pois é super resistente a medicamentos e que pode levar à morte de 30% a 60% dos infectados.

De acordo com a Anvisa, o fungo emergente representa uma grave ameaça à saúde global.

Ele foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão.

No Brasil, não havia relato de nenhum caso de infecção pelo fungo.

Porém, na última segunda-feira (7) foi notificado à Anvisa o possível primeiro caso positivo em paciente internado em UTI adulto em hospital do Estado da Bahia.

A Anvisa afirma que a amostra ainda será submetida a “análises fenotípicas (para verificar o perfil de sensibilidade e resistência)” e “sequenciamento genético do microrganismo (padrão-ouro)” até a confirmação oficial do caso.

Diante da suspeita, a Anvisa recomendou, dessa maneira, o reforço da vigilância laboratorial do fungo em todos os serviços de saúde do país, entre outras medidas de controle e prevenção para evitar um surto.

Resistência a medicamentos  

A resistência aos antifúngicos comuns, como o fluconazol, foi identificada na maioria das cepas de C. auris encontradas em pacientes.

Isso significa que essas drogas não funcionam para combater o C. auris.

Por causa disso, medicações fungicidas menos comuns têm sido usadas para tratar essas infecções, mas o C. auris também desenvolveu resistência a elas.

O que é o fungo resistente que se espalha no mundo? 

Fontes: Isto ÉDinheiro e Veja

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário