Anvisa libera teste de terapia celular para pacientes internados com Covid-19

Técnica aprovada pela Anvisa será aplicada a 90 pacientes e busca controlar o processo inflamatório de pacientes com Covid-19

A Anvisa aprovou na início de novembro, o início de testes clínicos para um tipo de terapia celular em pacientes internados com Covid-19.

O método em questão usa células-tronco mesenquimais (células similares a células de embriões, capazes de se transformar e compor diversos órgãos) para tentar acalmar processos inflamatórios que o organismo cria para combater o vírus.

A ideia é que a terapia também consiga restaurar tecido pulmonar danificado pelo coronavírus.

O trabalho, patrocinado pela empresa brasileira Cellavita, testará a terapia em 45 pacientes que serão comparados a um grupo de tamanho igual recebendo placebo.

O grupo foi liberado para conduzir os trabalhos de fase 1 e 2, que avaliarão segurança e indícios preliminares de eficácia.

Pacientes serão recrutados por médicos do Instituto do Coração (USP), Unifesp, Hospital de Barueri (SP) e Hospital Vera Cruz, de Campinas (SP).

As células-tronco mesenquimais são obtidas tipicamente de amostras de cordão umbilical ou placenta e têm propriedades similares às de tecidos embrionários, que têm células “genéricas” que são capazes de se transformar em diversos tipos de tecido.

Daí saiu a ideia para tentar usá-las na tentativa de restaurar lesão pulmonar causada pela Covid-19.

No caso específico da Cellavita, serão usadas células tronco extraídas da polpa de dente humano.

Terapia semelhante aprovada pela Anvisa contra a Covid-19

Um outro teste em andamento no Brasil, de um grupo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Instituto Carlos Chagas da Fiocruz, aplica técnica similar usando células de cordão umbilical.

Vários países possuem terapias de células-tronco mesenquimais em teste agora, indício de que é uma aposta em alta na comunidade médica.

Um levantamento publicado em agosto pelo Instituto Indiano de Ciência, Tecnologia e Engenharia identificou 90 ensaios clínicos de células MSC contra a Covid-19 em bases de registro dos EUA e da China, que agregam iniciativas de todo o mundo.

Tecnologias na saúde auxiliam a salvar vidas 

Anvisa aprova pesquisa com células-tronco para Covid-19 

Fonte: Globo Online

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário