Anvisa orienta sobre a venda de medicamentos controlados

No portal Gov.br o farmacêutico pode consultar informações a respeito de medicamentos controlados

Para saber mais sobre a venda de medicamentos controlados e antimicrobianos no Brasil agora é possível acessar o portal de serviços do Governo Federal (Gov.br)e o Portal Brasileiro de Dados Abertos.

Neles o farmacêutico e o público em geral encontrará diversas informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a comercialização de fármacos no país, de forma bastante detalhada.

Como fazer a pesquisa sobre medicamentos controlados na Anvisa?

É preciso acessar o portal Gov.br, ir até a área “Saúde e Vigilância”, selecionar o item “Fiscalização” e, em seguida, “Medicamentos e Produtos para Saúde”. Em seguida, clique em “Consultar dados de vendas de medicamentos controlados, antimicrobianos e outros”.

Nesta área, selecione “Iniciar”. Feito isso, você terá acesso a duas opções de pesquisa: venda de medicamentos industrializados e venda de medicamentos manipulados.

Entrando em qualquer uma dessas áreas, é possível fazer o levantamento de dados sobre a quantidade de fármacos vendidos no país, por estado e município, ano e princípio ativo, entre outros.

O sistema permite, ainda, a geração de relatórios e gráficos.

Já no portal brasileiro de dados abertos, as bases de dados estão disponíveis em forma de arquivos para download, que possibilitam a realização de diferentes tipos de análises e pesquisas.

Bancos de dados

As novidades integram os bancos de dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), que engloba informações provenientes de farmácias e drogarias privadas, e do Datavisa, que comporta referências do cadastro de medicamentos registrados.

Os dados do SNGPC são objeto frequente de solicitações que, até então, eram atendidas por meio da análise individual. Por isso, a publicação de informações no Gov.br e no portal brasileiro de dados abertos não só democratiza de forma inédita o acesso aos dados, como também traz referências importantes para a realização de pesquisas epidemiológicas a respeito do consumo de medicamentos controlados e de antimicrobianos no país.   

Assim, a iniciativa representa um sólido avanço para o processo de transparência ativa da Agência, ao mesmo tempo em que se integra à estratégia do governo digital.

A arquitetura dessas soluções foi desenvolvida pela equipe de Inteligência de Dados da Gerência Geral de Gestão do Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP), em parceria com a Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária (GGMON) e a Gerência de Produtos Controlados (GPCON), com o apoio da Gerência Geral de Tecnologia da Informação (GGTIN).

 

Como atender a terceira idade na farmácia?

 

Fonte: CRF-RJ

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário