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Aproveite o verão e aumente as vendas nas farmácias

Acompanhe ações prioritárias e mix indispensável para o período

As vendas nas farmácias tendem a crescer no verão devido a diversos fatores, como 13º salário, festas de final de ano e à própria estação quente, época em que a consumidora gasta mais em produtos para os cabelos e pele, uma vez que eles ficam mais expostos às agressões do dia a dia.

Ponto favorável para essas lojas, que são destaque entre os artigos para saúde e beleza. Mas para que o sucesso aconteça, os gestores das lojas precisam estar atentos a esse movimento e dar destaque nas gôndolas para as categorias com apelo sazonal.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas para potencializar as vendas nas farmácias durante o verão:

1.       VISIBILIDADE: o layout da farmácia não deve ser alterado, porque os clientes gostam de comprar em locais onde estão habituados e onde têm comodidade. Mas as pontas de gôndola, cestos ou caixas expositoras, e o checkout, precisam ser muito explorados com produtos da estação, bem sinalizados e, de preferência, com preços interessantes e ofertas atrativas, do tipo ‘leve três, pague dois.

2.       PROMOÇÕES: em relação às ações promocionais, a indústria costuma ter uma ótima pesquisa e, geralmente, desenvolve combos de produtos que agradam aos clientes. Mas caso a farmácia queira criar algum kit próprio, vale lembrar que, em épocas de crise, eles devem levar em conta muito mais o preço final do que o número de produtos.

3.       COMUNICAÇÃO: a loja pode optar por materiais promocionais como clip strips posicionados próximos às categorias relacionadas e com alta penetração, displays que se comuniquem com o shopper e até mesmo faixas de gôndola ou bandejas que chamem a atenção para a categoria/produto em questão.

4.       GERENCIAMENTO POR CATEGORIAS: essa estratégia pode ajudar a potencializar as vendas nas farmácias quando os produtos da estação estão em um lugar estratégico da gôndola, através do planograma correto. Dessa forma, a consumidora se lembrará de comprar a ampola/tratamento ao comprar o xampu e/ou condicionador. Esse lugar ideal para gerar a compra por impulso é um bloco vertical no centro da marca quando se pensa em tratamentos para cabelos.

MIX INDISPENSÁVEL PARA AUMENTAR AS VENDAS NAS FARMÁCIAS NO VERÃO

SAÚDE DA FAMÍLIA: para montar a nécessaire de viagem, alguns medicamentos não podem faltar. Entre eles, os dirigidos para febres (antitérmicos), dores de cabeça (analgésicos), indisposição de estômago ou flatulência (antiácidos), prisão de ventre, náuseas, vômitos e diarreias decorrentes de quadros virais como resfriados e viroses intestinais.

SAÚDE DAS CRIANÇAS: se a viagem for feita com crianças, tornam-se essenciais itens como termômetro, colher medidora para preparar soro caseiro ou soro em pó, loção ou creme para picadas de inseto ou queimaduras de sol, líquido bactericida ou água oxigenada para limpeza de cortes e machucados, curativos adesivos para machucados, embalagens pequenas de compressas de gaze ou rolo de atadura de gaze, esparadrapo antialérgico ou fita microporo, tesoura afiada para cortar gaze ou esparadrapo, pinça para retirar ferrões ou farpas, soro fisiológico, solução nasal à base de cloreto de sódio e sem conservantes, protetor solar, repelente de insetos, seringa, conta-gotas, colher ou copinho com medição para administrar medicamentos para crianças e antialérgicos, para casos de picadas de insetos, por exemplo.

BELEZA E CUIDADOS MASCULINOS: kits masculinos compostos de barbeadores ou aparelhos para barba e cremes, ou loções para o mesmo fim, além de desodorantes, gel para cabelo e protetores solares, são itens indispensáveis. É importante ainda dispor de preservativos, que também apresentam um acréscimo de vendas nas farmácias no período.

BELEZA FEMININA: sabonetes, colônias, talcos, cremes hidratantes para o corpo e mãos, protetores solares, repelentes, xampus, cremes para cabelos, desodorantes e cremes depilatórios não podem faltar. Há ainda a possibilidade de montar kits com dermocosméticos e produtos para maquiagem.

CUIDADOS ESPECÍFICOS: a procura por produtos de tratamento específico aumenta consideravelmente, o que direciona a maneira de as farmácias se organizarem para suprir a demanda por tais itens. São exemplos filtros solares à prova d’água, produtos para os cabelos com proteção solar, entre outros.

Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock

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