Astrazeneca lança campanha de conscientização sobre a asma

Campanha “Não deixe a falta de ar miar o seu dia” visa conscientizar sobre a importância de ter o diagnóstico correto da doença e realizar o tratamento

Estima-se que no Brasil, existam 20 milhões de portadores de asma, provocando 350 mil internações por ano e matando cinco pessoas por dia.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a asma é uma doença respiratória crônica, que atinge os brônquios, que é o canal por onde o ar passa at[e chegar ao pulmão. Ela pode ser classificada em até três níveis: leve, moderada ou grave.  

“Ocorrem muitos diagnósticos incorretos, que levam a tratamento incorretos, porém, a asma é a quarta causa de internação mais comum no SUS e deve ser tratada corretamente. A doença não tem cura, porém, pode ser controlada, fazendo o paciente ter uma vida normal”, explica o pneumologista, doutor Mauro Gomes.

Entretanto, estima-se que 9 em cada 10 brasileiros com asma não tenha a doença controlada. Isso ocorre devido a maus diagnósticos, falta de orientação sobre medicamentos corretos, falta de disciplina do paciente ao tomar as medicações, bem como por falta de informação.

Pensando nisso, a farmacêutica Astrazeneca, criou a campanha “Não deixe a falta de ar miar o seu dia”, para conscientizar sobre a importância de ter o diagnóstico correto da doença e realizar o tratamento, tomando a medicação correta diariamente e praticando exercícios.

A campanha tem a participação do medalhista olímpico, Fernando Scherer, conhecido como Xuxa, que começou a nadar devido a uma sugestão de seu médico, para tratar os problemas respiratórios da asma.

Crises de asma podem ocorrer por fatores externos, como ácaros e má higiene do ambiente, bem como internos, como as emoções, principalmente quando a doença não está controlada devido a falta de medicamentos.

Foto e fonte: Guia da Farmácia

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

Deixe um comentário