fbpx
PDV

Atendente de farmácia: salário, formação, funções e carga horária

A expansão das redes de farmácias cria a demanda por novas vagas constantemente. Uma dessas vagas é a de atendente de farmácia. Entenda mais detalhes da profissão

Introdução

Hoje, o Brasil já conta com mais de 80 mil farmácias e esse número vem crescendo a cada ano. O setor farmacêutico, diferente da maioria, não é fortemente afetado pela crise, pois alguém que precise economizar pode até diminuir o seu investimento no entretenimento, na compra de roupas, entre outros itens que no momento parecem supérfluos. 

Entretanto, a pessoa prioriza a saúde e mantém uma reserva de segurança para medicamentos.

Dessa forma, a expansão das redes de farmácias cria a demanda por novas vagas constantemente. Uma dessas vagas é a de atendente de farmácia.

Aqui falaremos sobre a profissão de atendente de farmácia, o salário médio, a carga horária, o plano de carreira e as funções do cargo. Muitos profissionais iniciam suas carreiras como atendentes de farmácia e se tornam gerentes e até farmacêuticos, aumentando sua remuneração mensal. Além das drogarias tradicionais, o mercado é amplo. 

Por tudo isso, muitos jovens têm buscado cursos e especializações para tentar garantir uma vaga na área.

atendente de farmácia salário

O que faz um atendente de farmácia?

O atendente de farmácia ou balconista é responsável pelo primeiro contato do cliente com o ponto de venda (PDV). É ele quem irá realizar o atendimento aos consumidores, sob supervisão do farmacêutico responsável, e fará a venda dos medicamentos.

Além disso, também são funções do balconista: organizar a disposição adequada dos medicamentos nas prateleiras, lidar com questões relacionadas ao estoque e orientações gerais aos pacientes sobre o uso correto dos medicamentos. Entretanto, o balconista ou atendente de farmácia não pode indicar ou prescrever receitas.

Dessa forma, ser um atendente de farmácia ou drogaria é muito mais do que vender medicamentos. O atendente de farmácia representa um dos cargos mais importantes dentro das drogarias e farmácias, pois precisa obter conhecimentos não apenas em relação ao corpo humano e aos medicamentos, mas também saber lidar com o público. 

Assim, fazendo um atendimento eficiente e auxiliando nas tarefas organizacionais, gerenciais e administrativas do estabelecimento. Para atuar na profissão também é necessário possuir habilidades em vendas.

Qual a média salarial de um atendente de farmácia?

Atualmente, não existe um piso salarial nacional definido para os atendentes de farmácia. Dessa forma, o valor da remuneração depende da empresa em que você atuar, da jornada de trabalho e também do nível de experiência e capacitação que apresenta.

Entretanto, levantamentos apontam que a média salarial dos atendentes de farmácias e drogarias varia entre R$ 900,00 e R$ 2.100,00. Além disso, os profissionais possuem benefícios, que geralmente incluem vale transporte, auxílio refeição e em alguns casos, uma participação nas vendas do estabelecimento.

O salário também pode variar de acordo com a farmácia. Isso acontece porque muitas delas têm níveis diferentes de atendentes de farmácia. Você pode começar como atendente júnior e ir crescendo para pleno e sênior. 

Isso dependerá da sua dedicação, da sua experiência na área e da sua capacitação. Dessa forma, estudar e se manter constantemente atualizado é chave para crescer na carreira, aumentar a remuneração e alcançar até mesmo o cargo de gerente de farmácia ou de farmacêutico. 

Qual a carga horária de um atendente de farmácia?

A carga horária de trabalho de um atendente farmacêutico é de 44 horas a 50 horas semanais. O regime de trabalho costuma funcionar em regime de plantão, intercalando os finais de semana e feriados entre os funcionários.

Quais são as principais responsabilidades de um atendente de farmácia?

Entre as principais funções e responsabilidades de um atendente de farmácia ou balconista estão: 

  • atender clientes; 
  • interpretar prescrições e receitas médicas; 
  • esclarecer dúvidas dos consumidores sobre medicamentos, doses e horários; 
  • manter as prateleiras e expositores de remédios e outros produtos organizados; 
  • repor medicamentos e produtos; 
  • auxiliar o cliente a encontrar os produtos; 
  • dar baixa dos medicamentos no sistema; auxiliar o farmacêutico; 
  • preencher dados necessários no sistema de controle para venda de medicamentos controlados; e
  • verificar se o preço exposto nos produtos está correto e verificar a data de validade dos medicamentos e produtos.

Dessa forma, é necessário ser organizado e responsável, realizando um bom controle e gestão de estoques e atendendo o cliente com domínio dos assuntos. Além disso, é necessário muito mais do que ser simpático e prestativo. Para ser um bom atendente de farmácia o profissional deve conhecer conceitos básicos sobre medicamentos, para passar informações seguras aos consumidores e não colocar a saúde e a vida de nenhum indivíduo em risco.

O atendente de farmácia também pode destacar a sugerir os produtos mais vendidos, mas sem perseguir ou bombardear o cliente de informações dentro do ponto de venda.

atendente de farmácia perfil

O que é preciso para ser um atendente de farmácia?

De acordo com a legislação brasileira, não é necessário nenhum curso de qualificação para atuar como atendente de farmácia. Entretanto, na prática as empresas costumam exigir a comprovação de ensino, devido ao mercado ser bastante técnico. 

Dessa forma, vale investir em cursos profissionalizantes que lhe darão uma maior base sobre a organização do estoque, a disposição dos medicamentos, serviços farmacêuticos, técnicas de vendas, biossegurança, noções de farmacologia e anatomia humana, bem como conhecimentos a respeito das medicações, leitura de receitas e compreensão das bulas.

Portanto, se você pensa em se candidatar para uma vaga de balconista ou atendente de farmácia, tenha em mente que o mercado é exigente e concorrido. Então invista em cursos de qualificação para conseguir as melhores vagas e se destacar.

Você poderá realizar cursos presenciais ou à distância, com certificados e garantia de aprendizado.

Perfil

Para ser balconista ou atendente de farmácia o primeiro requisitos é saber lidar com as pessoas. Afinal, muitas pessoas entram no ponto de venda em busca de ajuda e auxílio para os seus problemas de saúde. O profissional deve saber se portar, ser educado, gentil e passar confiança aos clientes.

Também é válido que o atendente de farmácia saiba ouvir as pessoas, para compreender suas necessidades.

Além disso, o balconista ou atendente de farmácia deve cuidar da aparência, se manter sempre atualizado, ter boa postura e orientar corretamente o cliente ao uso dos medicamentos. Ele também deve ser responsável, proativo, atencioso, saber lidar com o público, seguir protocolos e regras, ser ágil e comunicativo.

Todas essas características também incluem os critérios citados anteriormente, como ter conhecimentos técnicos sobre medicamentos e todas as outras citadas no tópico “O que é preciso para ser um atendente de farmácia?”.

Formação

De acordo com a lei, não é necessária nenhuma qualificação ou regulamentação específica para atuar na função. Entretanto, como citado anteriormente, o mercado é bem competitivo e algum tipo de formação o ajudará a se destacar na vaga e conseguir as melhores oportunidades.

Afinal, a área é muito técnica e é necessário conhecimentos prévios para atender os clientes. A função de atendente de farmácia exige muita responsabilidade, pois lida com fatores importantes como a saúde e o bem-estar do cliente.

Um erro, por menor que seja, pode trazer sérias consequências. Por isso, muitas vezes a vaga exige algum tipo de qualificação. Além disso, só se manterá no cargo quem se dedicar, buscar constante atualização, mostrar conhecimento e preencher os requisitos necessários.

Conheça os nomes dos laboratórios, as especificações técnicas dos medicamentos, bem como as técnicas de atendimento e questões fiscais, financeiras e logísticas.

Caso você se pergunte onde todos esses conhecimentos serão aplicados, saiba que um atendente de farmácia ou balconista, apesar do nome da profissão, não se limita a ficar apenas atrás do balcão ou atendendo os clientes o dia inteiro.

A profissão engloba diversas atividades que abordamos no tópico “O que faz um atendente de farmácia?”.

Competências

O atendente de farmácia deve conhecer as especificações técnicas dos medicamentos, ter habilidade lidando com pessoas e estar constantemente se atualizando.

Atribuições

O atendente de farmácia ou balconista realizará a leitura e a interpretação de prescrições médicas, a dispensação e comercialização de medicamentos e produtos, controle e gestão de estoque e organização e controle do armazenamento de medicamentos, cosméticos e todos os outros produtos do ponto de venda.

atendente de farmácia salário 2019

Precisa completar o ensino médio para ser atendente de farmácia?

Para atuar como balconista ou atendente de farmácia é necessário ter completado o ensino médio. 

Confira outras informações sobre a formação de balconistas e atendentes de farmácia no item “O que é preciso para ser um atendente de farmácia?”.

Qual o tempo da faculdade de farmácia?

A graduação em farmácia possui duração média de cinco anos. O formato oferecido é o de bacharelado e durante o curso o estudante aprende conceitos de química, biologia e ciências da saúde.

Algumas disciplinas presentes no curso de farmácia são: cosmetologia, assistência farmacêutica, tecnologia de alimentos e controle de qualidade de medicamentos.

Além disso, o curso de farmácia possui atividades práticas em laboratório onde o estudante realiza atividades como: preparo de fórmulas de medicamentos e cosméticos, realização de exames hamatológicos e citológicos, bem como a realização de análises toxicológicas.

Planos de carreira de atendentes de farmácia

 O mercado de trabalho para balconistas e atendentes de farmácia é bastante promissor. Muitos profissionais começam suas carreiras nessas funções e chegam a ocupar cargos de gerentes e farmacêuticos. Tudo isso dependerá apenas do seu esforço e dedicação.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado, estude, faça cursos, se dedique e a possibilidade de desenvolver um plano de carreira será alta.

 Além disso, algumas farmácias e drogarias costumam dividir os atendentes em funções como júnior, pleno e sênior. Assim, podendo chegar até mesmo a gerência do estabelecimento.

Porém, vale lembrar que casa nomenclatura possui um nível de conhecimento e atribuição que distinguem a hierarquia. Se empenhar para aumentar esses níveis de conhecimento ajudam a desenvolver oportunidades dentro da própria empresa.

Essa também é uma estratégia comumente utilizada para a retenção de talentos. Quando a empresa valoriza a evolução do conhecimento de cada funcionário, ao mesmo tempo em que aumenta o valor da remuneração, o atendente sente que está evoluindo e tende a se dedicar ainda mais para melhorar o trabalho apresentado.

Além disso, os atendentes e balconistas de farmácia são capacitados para atuar também em farmácias de manipulação e unidades básicas de saúde. Entretanto, estes profissionais terão sempre o trabalho supervisionado por profissionais com cargos superiores, como farmacêuticos, e terão restrições quanto a prescrição ou indicação de medicamentos.

Como selecionar um bom profissional atendente de farmácia?

Ter profissionais qualificados é essencial para qualquer farmácia ou drogaria ser bem vista pelos clientes e fidelizá-los.

Dessa forma, é primordial que o departamento de recursos humanos contrate bons atendentes de farmácia ou balconistas.  

No processo de contratação é necessário avaliar algumas características do profissional de maneira criteriosa, afinal, ele terá um relacionamento direto com o cliente.

Assim, o profissional deve ter um bom relacionamento com as pessoas, sendo comunicativo e simpático. Ele também deve ser atencioso e saber ouvir o cliente.

Além disso, é necessário que o atendente de farmácia ou balconista seja uma pessoa confiável.

Uma dica para o momento da contratação de um atendente de farmácia é colocá-lo para realizar um teste atendendo um cliente e vendo como ele se comporta na situação.

Após a contratação, coloque-se sempre a disposição para ouvir o funcionário, estimule a comunicação e apresente feedbacks (retornos sobre o desempenho) mensalmente. 

O responsável pela gestão da farmácia deve mostrar ao profissional abertura para discutir os assuntos. Para que assim possam juntos melhorar constantemente o atendimento e os serviços farmacêuticos.

Além disso, se esforce para sempre criar um bom ambiente em sua farmácia. Isso influencia o desempenho da equipe. Por isso, é fundamental que o gestor detecte e busque resolver possíveis desentendimentos, mostrando que todos os funcionários e funções são importantes para o resultado final da drogaria.

atendente de farmácia perfil

Conclusão

A profissão de atendente de farmácia ou balconista está em constante crescimento e é uma ótima oportunidade para iniciar no canal farma. Com estudo e dedicação é possível que o atendente cresça dentro da drogaria se tornando gerente ou até mesmo farmacêutico.

Um bom atendente de farmácia é comunicativo, sabe ouvir o cliente e o auxilia em suas dúvidas sobre os medicamentos e tratamentos.

Para garantir melhores oportunidades, realize um curso de atendente de farmácia e se empenhe para conhecer as especificações técnicas dos medicamentos, os nomes dos laboratórios, as técnicas de atendimento e as questões logísticas, fiscais e financeiras.

Leia também:

Com demanda aquecida, carreira de atendente de farmácia atrai profissionais

O que faz um balconista de farmácia?

Como o atendimento pode ajudar (ou atrapalhar) as vendas em farmácias?

 

Fotos: Shutterstock

 


Sobre o colunista

Victoria Nascimento

12 Comentários

  1. Avatar
    Aniellís de Sousa Azevedo em

    A matéria é importante e essencial para todos que fazem parte do mundo da Farmácia, e para os que pretendem ingressar nesse meio e tornar-se Gerente ou Farmacêutico. É válido salientar que as ações do atendente de Farmácia voltadas principalmente às orientações ligadas aos medicamentos devem ser supervisionadas pelo Profissional farmacêutico, pois este é habilitado na área e deve realizar formação continuada para balconistas com intuito de garantir a excelência no atendimento, o sucesso do estabelecimento de saúde, tendo como foco principal a satisfação e bem estar do cliente!
    Aniellís Sousa
    Farmacêutica
    CRF/CE 8410

  2. Avatar
    Aniellís de Sousa Azevedo em

    A matéria é importante e essencial para todos que fazem parte do mundo da Farmácia, e para os que pretendem ingressar nesse meio e tornar-se Gerente ou Farmacêutico. É válido salientar que as ações do atendente de Farmácia voltadas principalmente às orientações ligadas aos medicamentos devem ser supervisionadas pelo Profissional farmacêutico, pois este é habilitado na área e deve realizar formação continuada para balconistas com intuito de garantir a excelência no atendimento, o sucesso do estabelecimento de saúde, tendo como foco principal a satisfação e bem estar do cliente!
    Aniellís Sousa
    Farmacêutica
    CRF/CE 8410

  3. Avatar
    Julio carlos xavier em

    Gostaria muito de aprender a proficao

    • Avatar
      Antonio Dantas Linhares em

      gostaria de receber informações sobre medicamentos , e atualizações , e melhora o atendimento ou público em geral.

  4. Avatar
    Michelle Silva Mota em

    Quero me candidatar a esse vaga estou disponível

  5. Avatar

    Aqui é a Maria Clara, eu gostei muito do seu artigo, vou passar a acompanhar seu blog seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    • Avatar
      Noemia Rodrigues de Faria em

      Sim muito bom , tem muito conhecimento ao explicar o conteúdo .

  6. Avatar
    Joao em

    Conteúdo top, bem explicativo, existe também cursos online que incrível aprendizado.

  7. Avatar
    Rose em

    É dever de atendente de farmácia fazer também serviço gerais, farrer, passar pano, limpar banheiro, limpar tapete, etc.?

  8. Avatar
    Josenildo em

    Wyero saner mais sobre atendente de farmacia

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: