PDV

Atendimento ao público masculino

O varejo e as indústrias estão cada vez mais se adaptando a esse novo shopper

A mudança do estilo de vida do homem transformou o varejo e a indústria de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), que passou a oferecer soluções voltadas ao mundo masculino e assim enxergou uma excelente e promissora oportunidade para ampliar seu portfólio, como destaca o gerente de marketing na Belliz Company, Davi Cavalcante.

De acordo com dados de 2015 da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o mercado masculino apresentou um crescimento anual médio de 15% nos últimos quatro anos e já é o segundo colocado no ranking mundial, atrás dos Estados Unidos.

O homem costuma ser o próprio shopper, apesar de às vezes não ir fisicamente ao ponto de venda (PDV), ele pode pedir a alguma mulher do seu convívio para efetuar as compras, mas é importante ressaltar que é ele quem escolhe os itens e as marcas.

O que deve ser levado em conta é que, diferente das mulheres, os homens são mais objetivos, por isso é importante que a comunicação seja clara e objetiva. Criar um espaço temático dedicado a elementos masculinos ajuda a aumentar as vendas. A seção de higiene masculina deve permanecer dentro da seção de higiene em geral para não dispersar o shopper e não dificultar sua transição dentro da loja. Ao mesmo tempo, o ideal é que se crie uma “subseção” de higiene masculina para facilitar que o consumidor identifique os produtos específicos ao seu perfil.

A árvore de decisão é o principal fator a se levar em conta na hora da exposição, alerta o diretor de vendas e Shopper&CM da NIVEA, Theodoro Oliva. Em primeiro lugar, é preciso quebrar os gêneros femininos e masculinos. Como o homem é extremamente prático na hora da compra, para facilitar esse momento, além de deixar os produtos masculinos próximos uns dos outros, devem estar muito bem identificados e organizados, mantendo os aerossóis na parte superior da gôndola, pois são itens de alto valor agregado.

Em relação às variantes, devem ser expostas de acordo com a participação nas vendas, com os lançamentos em destaque. Os produtos de barbear devem estar expostos na sua própria categoria e na ordem de pré-barba e, em seguida, os produtos pós-barba.

Fonte: Essencial, edição 86, reportagem Vivian Lourenço
Foto: Shutterstock

 

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