HPC

Aumente as vendas de produtos de HPC para o mercado masculino na farmácia

Confira dicas em parceria com a Mind Shopper para potencializar os resultados com este público

As mulheres ainda reinam entre as maiores interessadas no universo da beleza e nos produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), mas os homens ganham uma evidência cada vez mais expressiva no setor. 

Segundo levantamento da Euromonitor Internacional, mercado global 2020, no que tange Men Care, o Brasil é o 2º colocado em consumo, enquanto em crescimento também ocupa mesma posição, perdendo apenas para a China. 

Além disso, a pesquisa projeta um crescimento de 9,3% no Brasil para os próximos cinco anos. Portanto, é importante destacar e expor adequadamente as categorias masculinas, pois, em geral, elas representam menos de 5% das vendas da farmácia, mas possuem margem acima de categorias de maior giro, como cuidados com cabelos ou cuidados com a pele, por exemplo. Então, como a farmácia pode atingir esse público e conquistar mais consumidores?

De acordo com a consultora da Mind Shopper, Beatriz Gusmão Pinheiro, o primeiro passo é dar atenção ao gerenciamento de categorias. Quando o homem vai à farmácia, ele tende a ficar menos tempo e comparar menos. Diferentemente das mulheres, a compra deles é muito mais prática e objetiva. Pensando neste perfil, o ideal é destinar um espaço para gênero masculino, buscando facilitar a compra objetiva deste shopper, tornando-a mais agradável. 

Então quais categorias devem compor este espaço? Cabelos, barba e hidratantes merecem destaque. 

Uma vez destinado o espaço, próximo passo é verticalizar as marcas: importante avaliar o range de preço de cada uma delas, assim é possível que o shopper avalie todas as opções. Além disso, é importante agrupar os mesmos tipos de embalagens e itens menores devem anteceder os maiores. Assim, é possível facilitar a compra do shopper com todas as possibilidades no mesmo espaço e de forma harmoniosa.

E os itens de HPC masculino também têm espaço nas gôndolas do checkout? 

Beatriz explica que o checkout é o último ponto de contato do shopper e possibilita o aumento de tíquete médio, giro e apresentação de lançamentos e novidades. Então, o Ideal é trabalhar os menores itens e com baixo desembolso, como preservativos e lâminas para barbear, por exemplo.

Dicas para aumentar as vendas dos produtos de HPC masculino na farmácia

  • Trabalhe um sortimento abrangente nas categorias foco, como desodorantes, barba e preservativos, considerando as principais marcas. Para as demais categorias, apenas os principais itens. 
  • Tenha promoções para o aumento de volume com o benefício bem claro para o shopper, como packs promocionais nas categorias foco. 
  • Busque promoções para incentivar a venda de itens complementares em barba (Exemplos: espuma + aparelho, aparelho + pós-barba, xampu + bálsamo). 
  • Em datas sazonais, tais como carnaval e dia do sexo, multiplique a exposição de produtos comuns no período, além do ponto onde naturalmente ficam. 
  • Exponha os produtos sempre agrupados, em corredores de alto fluxo e na entrada da loja. Isso porque os homens buscam menos ajuda do que as mulheres, exploram menos a loja e se não encontram rapidamente, tendem a desistir da compra.

 

Fonte: Guia da Farmácia em parceria com a consultoria especializada em ponto de venda, Mind Shopper. 

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