Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
HPC

Autocuidado aquece setor de Higiene & Beleza no Brasil

Por Guia da Farmácia 15 de outubro de 2025 Atualizado em: 14 de outubro de 2025 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
Autocuidado-aquece-setor-de-Higiene-&-Beleza-no-Brasil

Com a retomada das atividades presenciais, os brasileiros estão redescobrindo suas rotinas de autocuidado – e isso tem movimentado a cesta de Higiene & Beleza no País.

De acordo com estudo da Worldpanel by Numerator, os momentos de uso ligados à rotina do dia a dia, especialmente antes do trabalho ou dos estudos, representam 37% das ocasiões da categoria, consolidando-se como o principal motor de crescimento do setor.

Momentos de rotina

Esses momentos de rotina, geralmente concentrados entre 6h e 7h da manhã, envolvem o uso de, em média, seis produtos, com destaque para maquiagem facial, de boca e olhos. O perfil desses consumidores é composto majoritariamente por pessoas das gerações Z e Millennial, pertencentes às classes D e E, que priorizam atributos de performance, como limpeza, praticidade e prevenção.

Além da rotina, os momentos especiais, como preparações para eventos sociais ou saídas noturnas, também ganharam fôlego, crescendo 30% no comparativo semestral.

Consumo médio

Ainda que representem apenas 6% das ocasiões de uso, essas ocasiões são marcadas por um consumo médio de 3,5 produtos, com foco em maquiagem e fragrâncias. Neles, destacam-se consumidores das classes A e B, da geração Z e motivados por fragrâncias agradáveis.

“O estudo também aponta que o uso frequente nem sempre se traduz em compras recorrentes. Fatores como tamanho das embalagens, rendimento, uso compartilhado, lançamentos, campanhas e promoções impactam diretamente a jornada de compra”, ressalta Matheus de Macedo, Gerente de Advanced Analytics e Usage da Worldpanel by Numerator.

Na prática, 65% das compras da cesta de Higiene & Beleza contêm apenas uma categoria. Apesar de representarem compras menores, a oportunidade é grande, já que os brasileiros têm, em média, 45 ocasiões de compra dessa categoria por ano, aproximadamente 1 compra por semana.

Ocasiões de consumo

É válido destacar que a volta ao ritmo das ruas ampliou o número total de ocasiões de consumo em Higiene & Beleza, que cresceram 15% entre junho de 2023 e junho de 2025. No período, os gastos com a categoria saltaram de R$ 57,6 bilhões para R$ 75,6 bilhões, confirmando a relevância estratégica do segmento no novo comportamento de consumo dos brasileiros.

Os dados acima são dos Painéis de Consumo In Home representa os hábitos de compra de 60 milhões de lares no Brasil, analisando o comportamento de consumo dentro do lar. O Painel de Uso aprofunda como os produtos de cuidados pessoais adquiridos são, de fato, utilizados pelas pessoas dentro desses lares, analisando 57 bilhões de ocasiões de uso desses produtos no Brasil.

Fonte: Worldpanel by Numerator
Foto: Shutterstock

Leia também:

Prescrição move 66% das vendas de dermocosméticos no farma

 

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

10 de novembro de 2025
Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

10 de novembro de 2025
CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

10 de novembro de 2025
Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

10 de novembro de 2025
ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

10 de novembro de 2025