Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Saúde»Kantar revisita atitudes, hábitos e expectativas do consumidor
    Saúde

    Kantar revisita atitudes, hábitos e expectativas do consumidor

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia15 de junho de 2021Nenhum comentário6 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    kantar-covid
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    O estudo ‘Barômetro Covid-19’, da Kantar, tem explorado o sentimento e as expectativas das pessoas em todo o mundo desde o início da pandemia, ocorrido há mais de 500 dias, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) tomou conhecimento de uma “pneumonia de causa desconhecida em Wuhan”, na China.

    E neste momento em que alguns países estão liberando restrições enquanto outros ainda enfrentam tempos devastadores, a Onda 9 do levantamento (abril de 2021) traz novos dados sobre a mudança de hábitos e comportamentos da população global e analisa os desafios atuais.

    De acordo com o estudo, 42% das pessoas no mundo todo foram pessoalmente afetadas pelo Covid-19; 8% relataram ter contraído o coronavírus.

    Já 23% disseram que um familiar próximo foi diagnosticado.

    E 23% que um amigo próximo foi contaminado.

    O impacto é mais extremo no Brasil, onde 87% dos entrevistados dizem que eles próprios ou alguém próximo foi infectado.

    Preocupação generalizada

    Embora a situação tenha melhorado em muitos países, a ansiedade e a cautela ainda são muito altas e 70% das pessoas concordam que o coronavírus ainda os preocupa “enormemente” (contra 79% em abril de 2020).

    Mas, o advento da vacina é transformador.

    Nos países “líderes” em que a taxa de vacinação é superior a 30% e o número de novos casos é classificado como baixo, estável ou em declínio, por exemplo, o nível de preocupação caiu de 76% para 57%.

    Nos países ainda batalhando, aqueles em que a taxa de casos não está diminuindo, o nível de ansiedade aumentou de 75% para 80%.

    Além disso, muitas pessoas ainda estão preocupadas com a possibilidade de ficarem doentes. Esse número é de 33% entre a população dos países “líderes” e 53% nos países na batalha.

    A boa notícia é que as pessoas permanecem pacientes com as regras que a pandemia exige.

    A maioria delas (61%) nos países “líderes” continua a apoiar a implementação das diretrizes até o fim do risco significativo.

    Apenas 1 em cada 4 (25%) dizem que “as regras estão durando por muito tempo”.

    Por outro lado, preocupantemente, nos países em batalha, 55% concordam em continuar aderindo às regras, enquanto 35% não pensam assim.

    Impacto na saúde mental

    O estudo mostra que o custo da pandemia no bem-estar mental continua a crescer. Quase metade dos entrevistados no mundo (42%) sentiu que a pandemia afetou sua saúde mental.

    Neste quesito, o progresso na vacinação parece estar agindo como uma válvula tranquilizadora, uma vez que o impacto na saúde mental relatado é significativamente menor nos países “líderes” (35%) em comparação com os países classificados como ainda em batalha (49%).

    Os jovens estão sendo afetados de forma mais profunda, com o grupo de 18 a 24 anos relatando o pior impacto, seguido pela faixa etária de 25 a 34 anos.

    Aqueles com 65 anos ou mais continuam a sofrer o menor nível de impacto, embora o índice tenha aumentado de 21% em agosto de 2020 para 29% em abril de 2021.

    Impacto financeiro

    Mais da metade da população (54%) disse ter tido sua renda afetada pela pandemia.

    Outros 18% esperam que sua renda familiar caia também como resultado da emergência sanitária. Mais uma vez, impactou mais os jovens (18 a 34 anos) com 62% deles já tendo experimentado redução de rendimentos.

    A maioria das pessoas espera um impacto econômico de longo prazo.

    Em geral, um em cada três (33%) entrevistados acredita que a economia se recuperará rapidamente quando a pandemia estiver sob controle; índice era de 30% em abril de 2020.

    Nos países “líderes”, apenas 28% das pessoas expressam o mesmo otimismo.

    Na hora de consumir, 70% da população continua a avaliar mais de perto os preços em lojas, supermercados e shoppings em comparação com 64% que dizia fazer o mesmo no ano passado.

    Além disso, 58% afirmaram que ficam atentos às liquidações, número 10% maior que há 12 meses.

    Novo cenário do varejo

    Durante a pandemia, a grande maioria das pessoas fez menos de 25% das compras de abastecimento online.

    Experiências positivas online capturaram um novo e comprometido público.

    Metade (49%) dos entrevistados tiveram uma boa experiência em e-commerce de supermercados e 38% acreditam que conseguem uma variedade melhor de produtos no ambiente online.

    Mais de um em cada três prefere agora comprar mantimentos pela internet. 

    Outro ponto é que o localismo continua sendo importante.

    Metade (52%) da população presta hoje mais atenção à origem do produto do que antes da pandemia.

    Além disso, 68% preferem comprar em supermercados perto de casa e 64% consideram que as lojas locais são importantes para a comunidade.

    Vivendo em quarentena

    O comércio eletrônico tornou-se parte das vidas das famílias ao redor do mundo e é agora classificada como a atividade número 1 que as pessoas desempenham com mais frequência do que costumavam antes da pandemia.

    Em maio de 2020, a modalidade estava na quinta posição.

    Outra mudança foram as intenções em torno dos “hábitos alimentares saudáveis”.

    Anteriormente classificada como a prioridade número 2 para ser mantida na vida pós-confinamento, agora caiu para a quarta posição, depois de compras online, aumento da higiene e passar tempo em casa com a família.

    Número 3 na lista de intenções de maio de 2020, passar tempo com os familiares permanece na mesma posição.

    No entanto, as promessas de “desenvolvimento pessoal” perderam espaço.

    Originalmente número 4 na lista de comportamentos pretendidos para serem levados adiante feita em maio de 2020, caiu para o número 10 no ranking atual.

    Voltando ao normal

    A partir dos dados trazidos nesta 9ª onda de pesquisa, fica claro que, em países com um programa de vacinação mais avançado, a retomada da vida cotidiana está no horizonte.

    As pessoas têm menos ansiedade, se sentem mais seguras e estão mais abertas a voltar a se envolver com o mundo.

    Este é um desenvolvimento bem-vindo, mas a perspectiva de longo prazo ainda é desafiadora para muitas pessoas.

    Dessa maneira, a transformação do setor varejista parece ter vindo para ficar, enquanto as intenções da população quanto à transformação pessoal durante o confinamento tendem a desaparecer.

    Fonte: Kantar

    Foto: Shutterstock

     

    comportamento da população global desafios atuais. estudo 'Barômetro Covid-19 Kantar mudança de hábito devido a pandemia pandemia covid no mundo preocupação global quarentena
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Disfunções da tireoide: até 20% das mulheres podem ter hipotireoidismo

    20 de junho de 2025

    Dor crônica: entenda por que os sintomas pioram no frio

    18 de junho de 2025

    Enxaqueca: confira 10 perguntas e respostas para a condição

    17 de junho de 2025

    Tosse em crianças: quando é sinal de alerta

    4 de junho de 2025

    Inverno estratégico para produtos sazonais

    4 de junho de 2025

    Brasil tem alta de casos de febre Oropuche

    23 de maio de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Digital, Humana e Personalizada

    Digital, Humana e Personalizada

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Saude Bucal: Quando a gengiva fala

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Mal-estar a bordo

    9 de junho de 2025
    Leia mais »

    Panvel: Superando desafios

    9 de junho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas a partir de hoje

    23 de junho de 2025

    Conheça os alimentos que mais causam gases

    23 de junho de 2025

    Em clima de São João, Pague Menos e Medley fazem collab em Caruaru

    23 de junho de 2025

    Farmácias Nissei se destaca no programa Empresas com Melhor Gestão, da Deloitte

    23 de junho de 2025

    Eucerin lança DermoPure Creme Corporal para pele acneica

    23 de junho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.