Bayer anuncia balanço de 2021 e apresenta crescimento nas vendas de todos os negócios

A área Pharmaceuticals da Bayer registra um crescimento nas vendas

O Grupo Bayer registrou o balanço de teve um ano bem sucedido em 2021, tanto do ponto de vista operacional quanto estratégico.

“Registramos um crescimento substancial, fortalecemos nosso pipeline de inovações e fizemos progressos em direção às nossas metas de sustentabilidade. Tudo isto demonstra que a Bayer está no caminho certo”, disse p presidente do Conselho de Administração, Werner Baumann, na última terça-feira (1/3) durante a Conferência de Informações Financeiras da empresa.

“Não só cumprimos nossa previsão atualizada do Grupo, como na realidade a superamos. O que é especialmente animador é o fato de que as três áreas de negócios cresceram dinamicamente em 2021 e, além disso, todas elas se destacaram em seus respectivos mercados”.

 Todas as áreas de negócios tiveram êxito no lançamento de inovações no ano passado, e Baumann citou o medicamento contra doenças renais Kerendia™, as sementes de soja Intacta 2 Xtend™ e o produto para tratamento dermatológico Bepantol™ Derma como exemplos.

A empresa investiu uma quantia recorde em pesquisa e desenvolvimento e continuou a consolidar suas capacidades de inovação fazendo inúmeras aquisições, assumindo participações em outras empresas e firmando parcerias, explicou ele.

O objetivo da empresa é tirar o máximo proveito das enormes oportunidades da Bio Revolução oferecidas pelas tecnologias de ponta que estão emergindo nesta era digital, prosseguiu Baumann.

Medicina  

“Estamos explorando o potencial da edição de genes tanto no campo da saúde quanto no da agricultura”. No campo da medicina, estamos pesquisando a edição orientada de genes individuais responsáveis por doenças como a de Parkinson. E, na agricultura, podemos conferir às culturas os traits necessários para melhor resistir a condições climáticas extremas”.

 Baumann também ressaltou o progresso da Bayer em sua transformação para se tornar uma empresa neutra em carbono. Ele disse que a Bayer reduziu suas emissões diretas e indiretas de gases de efeito estufa em 11,5% em 2021 e está caminhando para se tornar neutra em carbono até 2030.

“No ano passado, expandimos nossos negócios e, ao mesmo tempo, reduzimos as emissões. Isto significa que dissociamos o crescimento das emissões de CO2. Portanto, também estamos no caminho certo nesse aspecto”! Um fator que contribuiu para isso foi a Bayer ter celebrado acordos em 2021 que contemplavam cerca de 600.000 megawatts-hora de eletricidade verde, elevando assim sua participação na matriz elétrica para aproximadamente um quarto.

Além disso, a Bayer estabeleceu um preço interno de CO2 de 100 euros por tonelada métrica a serem levados em conta em suas decisões de investimento e para acelerar seus esforços de descarbonização.

Aumento de vendas e lucro por ação do grupo

 As vendas do grupo apresentaram aumento de 8,9%, atingindo 44,081 bilhões de euros em 2021, após ajustes para efeitos de moeda e portfólio (ajuste cambial e de portfólio) . O EBITDA antes dos itens especiais caiu 2,5%, para 11,179 bilhões de euros.

O Grupo conseguiu compensar em grande parte um aumento no custo dos produtos vendidos – em parte relacionado à inflação – assim como as consideráveis adversidades cambiais. A margem EBITDA antes dos itens especiais foi de 25,4%. O EBIT totalizou 3,353 bilhões de euros (2020: menos 16,169 bilhões de euros) após encargos líquidos especiais de 3,942 bilhões de euros (2020: 23,264 bilhões de euros) que resultaram principalmente da alocação para provisões em relação aos litígios relacionados ao glifosato.

Outros encargos especiais foram atribuíveis principalmente a programas de reestruturação estabelecidos, que foram compensados por reversões de perdas por imparidade atribuíveis principalmente à área de Crop Science.

O lucro líquido foi de 1,000 bilhão de euros (2020: perda líquida de 10,495 bilhões de euros), enquanto o lucro básico por ação das operações contínuas apresentou um aumento de 1,9% chegando a 6,61 euros.

 O fluxo de caixa livre registrou um aumento de 5,4%, atingindo 1,415 bilhão de euros em 2021, apesar dos pagamentos mais elevados associados a litígios.

“Isto mais uma vez ressalta nossa força operacional”, disse o CFO Wolfgang Nickl. A dívida financeira líquida apresentou um aumento de 10,3% sobre o ano anterior totalizando 33,137 bilhões de euros em 2021.

As receitas provenientes das atividades operacionais foram compensadas por desembolsos relativos a dividendos e a aquisição da empresa biofarmacêutica americana Vividion Therapeutics, Inc., bem como a pagamentos relativos a liquidações nos Estados Unidos e efeitos cambiais negativos.

 O Conselho de Administração e o Conselho Fiscal da Bayer AG proporão à Assembleia Geral de Acionistas, a ser realizada em 29 de abril de 2022, que o dividendo permaneça inalterado em 2,00 euros por ação para o ano fiscal de 2021. Dessa forma, a empresa está mantendo sua política de distribuição de dividendos de 30 a 40% do lucro básico por ação. Com 982,42 milhões de ações com direito ao dividendo, o pagamento total de dividendos seria de 1,965 bilhão de euros, como no anterior.

Crop Science atinge recorde de vendas

 Em Crop Science, a Bayer obteve um aumento de vendas da ordem de 11,1% (ajuste cambial e de portfólio) atingindo 20,207 bilhões de euros. A área de negócio aumentou significativamente as vendas em todas as regiões, especialmente na América Latina e Ásia/Pacífico.

No segmento de Sementes de Milho & Traits, as vendas registraram um aumento de 9,2% (ajuste cambial e de portfólio) graças ao aumento da participação de mercado na América do Norte e América Latina, bem como aos preços mais elevados em todo o mundo. A Bayer registrou um aumento nas vendas de dois dígitos percentuais para Herbicidas (15,4%), Fungicidas (13,8%) e Sementes e Traits de Soja (14,9%) em uma base ajustada em relação ao câmbio e portfólio. Os principais fatores foram aumentos de preços para produtos à base de glifosato no segmento de Herbicidas e os maiores volumes de Fox Xpro™ na América Latina no segmento de Fungicidas. O segmento Sementes e Traits de Soja se beneficiou de volumes e preços mais altos, particularmente na América do Norte e América Latina.

 O EBITDA antes dos itens especiais na Crop Science apresentou um aumento da ordem de 3,6%, atingindo 4.698 bilhões de euros, resultando em uma margem de 23,2%. O aumento nos lucros foi atribuído principalmente a preços e volumes mais elevados, bem como às contribuições de programas de eficiência em curso. Em contrapartida, os ganhos foram atenuados por um aumento do custo dos produtos vendidos em grande parte alimentado pela inflação, bem como pelos efeitos negativos da moeda na ordem de 387 milhões de euros.

 A Bayer vê medidas promissoras em relação ao litígio envolvendo o glifosato nos Estados Unidos. A Suprema Corte dos EUA manifestou interesse no caso Hardeman, convidando o Procurador-Geral, que representa o Governo dos EUA, a apresentar um parecer sobre se este caso deveria ser aceito. Além disso, a empresa foi vencedora em dois julgamentos consecutivos em ações de responsabilidade sobre produtos na Califórnia. A empresa continua a implementar seu plano de cinco pontos e está preparada para qualquer resultado no Supremo Tribunal.

Produtos farmacêuticos se beneficiam

 As vendas de medicamentos vendidos sob prescrição médica (Pharmaceuticals) apresentaram um aumento de 7,4% (ajuste cambial e de portfólio) atingindo 18,349 bilhões de euros.

Os segmentos de oftalmologia, radiologia e saúde da mulher recuperaram-se do impacto das restrições da Covid-19, sendo que esta evolução positiva mais do que compensou os efeitos adversos das vendas relacionadas com os preços provocados pelos processos de licitação na China.

O segmento de oftalmologia beneficiou-se adicionalmente do crescimento da participação de mercado e do lançamento de seringas Eylea™ pré-carregadas, com as vendas de Eylea™ tendo aumentado em 18,7% (ajuste cambial e de portfólio).

No segmento de radiologia, todas as famílias de produtos CT Fluid Delivery, GadovistTM e UltravistTM apresentaram crescimento percentual de dois dígitos (ajuste cambial e de portfólio).

As vendas do anticoagulante oral Xarelto™ registraram um aumento de 6,0% (ajuste cambial e de portfólio).

Os volumes mais elevados na China e na Rússia foram parcialmente compensados pelas quedas de preços.

As vendas de Adalat™, um produto para o tratamento de doenças cardíacas, aumentaram 21,3% (ajuste cambial e de portfólio) devido ao forte crescimento de volume na China. O medicamento contra o câncer Nubeqa™ também apresentou um bom desempenho, impulsionado principalmente por volumes mais altos nos Estados Unidos.

Em contrapartida, as vendas do medicamento contra o câncer Nexavar™ sofreram uma redução da ordem de 30,9% (ajuste cambial e de portfólio), particularmente na China, devido à forte concorrência e procedimentos de licitação modificados para várias classes de ingredientes ativos.

 O EBITDA antes dos itens especiais da área de negócio Pharmaceuticals sofreu uma redução de 3,9%, para 5,779 bilhões de euros, que resultou em uma margem de 31,5%. Os lucros foram afetados por um aumento nos custos de marketing, que foi em grande parte atribuído ao lançamento de Kerendia™, Verquvo™ e Nubeqa™, e por um aumento nas despesas relacionadas à pesquisa e desenvolvimento, parcialmente relacionadas com a unidade de terapia celular e genética da divisão. Um aumento no custo dos produtos vendidos e efeitos negativos da moeda na ordem de 77 milhões de euros também pesaram sobre os resultados.

Consumer Health

As vendas de produtos de autocuidado (Consumer Health) avançaram 6,5% (ajuste cambial e de portfólio) para 5,293 bilhões de euros em comparação com um ano anterior muito forte, com crescimento em todas as regiões. Intensificado pela pandemia de COVID-19, o maior foco em saúde e prevenção levou a uma maior demanda, especialmente na categoria Nutricionais, que viu as vendas aumentarem em 11,7% (ajuste cambial e de portfólio). O crescimento também foi estimulado pelo lançamento de produtos inovadores em todas as categorias. As vendas na categoria Saúde Digestiva também mostraram um crescimento acentuado de 9,7% (ajuste cambial e de portfólio).

 O  EBITDA antes dos itens especiais apresentou aumentos de 6,8%, totalizando 1,190 bilhão de euros. A margem EBITDA antes de itens especiais melhorou pelo terceiro ano consecutivo, subindo 0,5 ponto percentual para 22,5%.

Os ganhos se beneficiaram principalmente do forte desempenho de negócios da divisão e da gestão contínua de preços e custos, permitindo o investimento no lançamento de produtos inovadores e compensando os aumentos de custos relacionados à inflação. Os resultados foram afetados pelos efeitos negativos da moeda na ordem de 39 milhões de euros.

Bayer pretende aumentar significativamente as vendas, os ganhos e o fluxo de caixa livre

 Em 2022, a Bayer espera gerar vendas de aproximadamente 46 bilhões de euros com base na moeda ajustada (ajuste cambial) (ou seja, com base nas taxas de câmbio médias mensais a partir de 2021). Isso corresponde a um aumento de cerca de 5% após ajuste cambial e de portfólio. O Grupo espera que a margem EBITDA antes de itens especiais seja de cerca de 26 por cento (ajuste cambial), correspondendo a um EBITDA antes de itens especiais de cerca de 12 bilhões de euros (ajuste cambial). A Bayer espera registrar lucro básico por ação de aproximadamente 7,00 euros (ajuste cambial). O fluxo de caixa livre está previsto em cerca de 2 bilhões a 2,5 bilhões de euros (ajuste cambial) após a dedução dos pagamentos de liquidação. A empresa também espera que a dívida financeira líquida seja de aproximadamente 33 bilhões a 34 bilhões de euros (ajuste cambial) a partir de 31 de dezembro de 2022.

 Como parte de sua previsão ajustada para as áreas de negócio, a Bayer está prevendo um crescimento de vendas (ajuste cambial e de portfólio) de cerca de 7% para área de Crop Science, cerca de 3% a 4% na área Farmacêutica, e aproximadamente 4% a 5% em Consumer Health. Além disso, a Bayer espera que a margem EBITDA ajustada à moeda antes dos itens especiais fique em torno de 25% a 26% em Crop Science, cerca de 32% na área Farmacêutica, e aproximadamente 22% a 23% em Consumer Health.

 Com base nas taxas de câmbio de 31 de dezembro de 2021, a Bayer espera gerar vendas do Grupo de aproximadamente 47 bilhões de euros em 2022.

 A perspectiva da empresa pressupunha um ambiente geopolítico estável na Europa Oriental, que, entretanto, mudou drasticamente. A Bayer irá monitorar de perto e mitigar esses riscos na medida do possível.

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Fonte: Bayer

Foto: Shuttertock

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