A divisão farmacêutica da Bayer aposta na Transformação Digital e na Saúde Digital como umas de suas principais estratégias de negócio.
A empresa investe em uma abordagem que chamou de Cuidado Integrado, que traduz justamente essa crença em um processo de humanização a partir do emprego de tecnologias digitais. .
“O Cuidado Integrado quer mudar isso: nós vamos munir médicos e pacientes com ferramentas e informações que os ajudem a otimizar processos, deixando mais tempo para um atendimento humanizado dentro do consultório”, explica a Diretora de Transformação Digital da Divisão Farmacêutica da Bayer na América Latina e Brasil, Niyantri Ramakrishnan.
Para acompanhar o paciente
Um exemplo disso é uma parceria global da Bayer que chega à América Latina em 2021: a One Drop.
Trata-se de uma plataforma digital criada para ajudar pacientes com diabetes a gerenciarem o cuidado com sua saúde.
Com ela, as pessoas podem monitorar sua alimentação, seus medicamentos e atividades físicas, além de indicadores como sono, stress e humor, por exemplo.
Tudo automatizado, para facilitar a vida do paciente e, ao mesmo tempo, coletar informações médicas valiosas.
Ferramentas como a One Drop funcionam não apenas para ajudar no tratamento de doenças crônicas, mas também na prevenção e manutenção da saúde.
Neste sentido, trata-se de uma plataforma que se encaixa no conceito de Terapia Digital – em que as soluções digitais funcionam não apenas como ferramentas de apoio, mas como as próprias terapias em si.
Junto com a Bayer, a empresa agora está expandindo o projeto para atender doenças cardiovasculares, saúde da mulher e oncologia.
No México, por exemplo, onde a plataforma será lançada nos próximos meses, a Bayer enxerga um mercado potencial de mais de 200 mil pacientes .
Suporte aos médicos
Além da One Drop, outra solução que a Bayer desenvolveu, desta vez criada no Brasil e pensada especialmente para o mercado latino-americano, chama-se Universo Médico.
Trata-se de uma plataforma on demand, que visa ser um “one-stop-shop” para os profissionais acessarem conteúdos, eventos e muito mais, com relevância e alta qualidade, por meio de uma experiência humanizada.
É possível encontrar tanto materiais relacionados à área da saúde, em formatos variados , como conteúdos diversos que podem ser úteis para os profissionais como pessoas.
Portanto, humanizando a experiência deles com a plataforma.
No app também é possível acessar as últimas atualizações científicas e soluções inovadoras da Bayer.
“Nós desenvolvemos o Universo Médico em parceria com os próprios médicos, justamente porque era muito importante que a ferramenta atendesse às suas necessidades e, assim, fosse de fato utilizada no dia a dia. Desde o lançamento, há pouco mais de dois meses, mais de 2,4 mil médicos já acessaram o Universo Médico e passaram, em média, 31 minutos interagindo com os conteúdos”, conta Niyantri.
“Desde os conteúdos, até o layout e usabilidade do app, tudo foi pensado para ajudar esses profissionais. Afinal, quem trabalha com a saúde também é humano. O aplicativo humaniza os médicos, oferecendo uma interface amigável e informação relevante.”
Por enquanto, o lançamento do Universo Médico foi feito no Brasil.
E, até novembro, a plataforma deve chegar ao México e outros países da região, como Colômbia e Argentina.
Startups
Além dessas duas ferramentas, a Bayer já trabalha com uma série de outras soluções baseadas em advanced analytics, machine learning e dados, pensando em tornar a Saúde Digital cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.
Para isso, a empresa conta com inovação própria.
E, também, com parcerias com outras empresas e startups – em todo o mundo e, inclusive, na América Latina.
O objetivo, portanto, é colocar a tecnologia em serviço de pacientes e médicos, para uma revolução no cuidado com a saúde.
Bayer lança plataforma de streaming exclusivo para médicos