Bayer lança primeiro aplicativo para mulheres com DIU

App baseado em inteligência artificial monitora adaptação ao DIU hormonal e faz previsão do fluxo menstrual

A área de Saúde Feminina da farmacêutica Bayer lançou na última semana o MeuDIU, primeiro aplicativo do mercado para mulheres que aderiram ao método contraceptivo.

Os dispositivos intrauterinos (DIU) de cobre, prata ou hormonais são métodos de longa ação mais confortáveis para mulheres que menstruam, além de ter eficácia de 99% por um período de três a dez anos.

Mesmo com adesão cada vez maior, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a esses métodos. Por isso, a ferramenta da Bayer foi desenvolvida para auxiliar especialmente mulheres que acabaram de colocar o DIU hormonal e estão em fase de adaptação.

“Apesar das orientações que damos no consultório, nós percebemos que as pacientes ainda apresentam muitas inquietações durante a adaptação ao DIU hormonal, principalmente em relação ao fluxo menstrual. Por isso, decidimos oferecer um aliado adicional a elas, que as acompanhe no dia a dia e traga ainda mais segurança nesse período”, comenta a ginecologista, obstetra e Gerente Médica de Saúde Feminina na Bayer Brasil, Dra. Thais Ushikusa.

Sobre o aplicativo MeuDIU da Bayer  

Baseada em inteligência artificial (IA), a plataforma foi programada para conceder uma previsão sobre o ciclo menstrual de cada mulher, de acordo com dados fornecidos pelo usuário.

O app tem mais de 70% de precisão — taxa considerada alta em comparação a outros aplicativos de contracepção que fazem uso de IA.

Após três meses usando o aplicativo, usuários recebem um relatório de previsão do fluxo menstrual para os próximos meses.

A plataforma também pode ser útil para futuras consultas com o ginecologista, visto que o compilado de informações organizado pelo app mostra como se comportou o fluxo menstrual da paciente e demais detalhes sobre o período de adaptação.

É preciso que as mulheres respondam perguntas de múltipla escolha relacionadas ao fluxo, começando a partir do dia em que foi feita a inserção. O preenchimento também pode ser feito de forma retroativa.

O aplicativo MeuDIU também oferece

  • Informações gerais sobre o DIU hormonal.
  • Vídeos explicativos e dúvidas comuns sobre o método.
  • Curiosidades sobre sua fabricação, mecanismo de ação e forma de colocação.
  • Lembretes para volta ao ginecologista.
  • Calendário menstrual (também útil para quem já saiu da fase de adaptação).
  • O MeuDIU é gratuito e está disponível nas lojas Google Play e Apple Store.

 

Para acessá-lo, então, a paciente precisa solicitar um código pessoal e intrasferível ao seu médico ginecologista, fazer a instalação do app e inserir o código já na primeira tela.

A partir daí, então, ela poderá usar todas as funcionalidades da ferramenta.

No Brasil, milhões de meninas carecem de infraestrutura e itens básicos para cuidados menstruais 

Fonte e foto: Pharma Innovation / Divulgação

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário