Beiersdorf fortalece iniciativas globais de sustentabilidade

Companhia, dona de Nivea e Eucerin, tem metas ambientais e sociais para serem implementados até 2025 e 2030

Empresas são cada vez mais responsabilizadas por suas atuações e observadas pelo mercado, por investidores e por consumidores que buscam formas éticas de consumo. Para a Beiersdorf, holding alemã dona das marcas Nivea e Eucerin, garantir a existência de forma sustentável é elevar o seu propósito Cuidado Além da Pele a novos patamares e fazer a diferença em toda a cadeia de negócios. Com 140 anos de expertise nos cuidados com a pele, a Beiersdorf assumiu, em 2020, uma nova Agenda de Sustentabilidade na qual firma compromissos para encontrar soluções para os principais desafios sociais, ambientais e de governança.

Com base na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a Beiersdorf elegeu 12 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) para guiar seus compromissos nos pilares Meio Ambiente, Sociedade e Consumidor.

“Nossa Agenda de Sustentabilidade conta com um planejamento ambicioso de ações previstas até 2030, levando nossa missão de cuidado e legado adiante. O propósito Cuidado Além da Pele reforçou ainda mais nossa relação com o meio ambiente e consumidores”, afirma o presidente da Nivea no Brasil, Christian Goetz.

“Estamos empolgados em iniciar essa jornada de impacto socioambiental. Sabemos que é uma agenda coletiva, a longo prazo e com muitos desafios. Temos times internos envolvidos para garantir não só o cumprimento de nossas metas, mas, também, a revisão constante delas sempre que enxergarmos oportunidades de melhorias”, diz o gerente de Sustentabilidade da BDF Nivea, Francine Motter.

Meio ambiente: rumo a uma atuação ecoética

A Beiersdorf está transformando as operações em toda a sua empresa e toda a cadeia de valor para reduzir as emissões sempre que possível.

Com os primeiros produtos com 100% dos impactos climáticos neutralizados lançados em abril do ano passado, a empresa iniciou uma nova abordagem para a sustentabilidade e ação climática no nível de produtos.

A redução da pegada de CO2 de seus produtos tem um papel fundamental para a transformação da empresa:

Até agora, as emissões absolutas de CO2 foram reduzidas em 12,7% entre 2018 e o final de 2021.

Até 2025, este número deve chegar a 30% em termos absolutos.

A empresa apoia, então, projetos climáticos certificados, que levam à absorção de CO2 de formas naturais, por exemplo, por meio de florestamento.

As árvores absorvem CO2 da atmosfera na fotossíntese, e o carbono é armazenado em sua biomassa, por exemplo, nos troncos, raízes e folhas das árvores.

Assim, com o florestamento, a Beiersdorf pode equilibrar as emissões remanescentes baseadas em produtos.

O cuidado com o meio ambiente para todas as marcas do grupo Beiersdorf é um compromisso fundamental.

Com base em resultados de 2018, a companhia estabeleceu metas ambientais para conquistar até 2025:

  • Reduzir em 50% o uso de plástico novo.
  • Reduzir em 30% a emissão de gases do efeito estufa em toda a cadeia.
  • Neutralizar as emissões de carbono até 2030, por meio da compensação ou compra de créditos.
  • Reduzir em 25% o consumo de água na produção.
  • 100% das embalagens refil, reutilizáveis ou recicláveis.
  • Todos os ingredientes renováveis de fontes sustentáveis e desmatamento zero.

No Brasil, a BDF Nivea conta com um Grupo de Afinidade com foco em Sustentabilidade Meio Ambiente que identifica oportunidades para reduzir o impacto do negócio para o planeta.

Este grupo é formado por colaboradores voluntários de diversas áreas que compartilham interesses e dialogam para implementar ideais e projetos que gerem resultados reais.

Produção responsável

As fábricas da Beiersdorf em todo mundo têm compromissos específicos para reduzir o impacto ambiental, inclusive a planta brasileira localizada em Itatiba (SP).

Até 2025, a unidade terá a implementação de planos para redução de consumo de água, assim como a geração de resíduos.

Atualmente, 100% dos rejeitos são reutilizados, reciclados ou recuperados energeticamente.

“Nossa meta é também reduzir o uso de água na produção dos produtos. Tudo isso nos próximos cinco anos”, enfatiza Francine Motter.

Incentivo

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Para incentivar o engajamento das equipes, a fábrica possui a Retorna Machine, uma máquina de descarte de embalagens Nivea para resíduos de cosméticos pós consumo, incluindo o aerossol (considerado um item perigoso), associada a um programa de bônus.

Dessa maneira, então, os colaboradores ganham uma pontuação a cada embalagem descartada e trocam por descontos em diferentes serviços.

A fábrica ainda possui certificação LEED Gold, sistema internacionalmente reconhecido para classificar edifícios sustentáveis.

O qual prevê o uso racional e consciente de recursos naturais, redução do consumo de água e energia, mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, uso de materiais e também tecnologias de baixo impacto ambiental.

Há projetos em andamento para a viabilização da troca da caldeira para uma opção de fonte renovável a fim de zerar as emissões de carbono.

Ainda neste ano, o compressor de ar será modernizado para otimizar o consumo de energia.

Alguns projetos já constatam excelentes resultados para a uma produção mais consciente:

  • Sabonetes líquidos: possuem refis em embalagem econômica com redução de 76% de plástico.
  • Águas micelares: contam com fórmula vegana, livre de parabenos, silicone, óleo mineral e corantes e embalagem feita com 96% de material reciclado, excluindo-se tampa e rótulos.
  • Lenços demaquilantes: fórmulas veganas com 97% de ingredientes de origem natural, livre de parabenos, silicone, sulfato, corante e álcool etílico e 45% da embalagem feita com material reaproveitado de sucata da produção de papel alumínio, exceto a etiqueta de selagem.
  • Nivea Soft evoluiu e chegará às prateleiras, em 2023, com óleo de jojoba 100% natural e fórmula 98% biodegradável, redução de cerca de 40% das emissões de CO2 e investimentos para equilibrar as emissões restantes e se tornar um produto com 100% dos impactos climáticos neutralizados.
  • Na Alemanha, a Beiersdorf lançará o Nivea Men Climate Care Moisturizer, um hidratante facial masculino com Tecnologia de Utilização de Captura de Carbono (CCU) e o etanol contido na fórmula é obtido a partir do dióxido de carbono reciclado. O produto ainda é 100% livre de microplásticos, silicones, óleos minerais e derivados de PEG/PEG.

Consumidores: relação pautada em transparência

Um dos compromissos da Agenda de Sustentabilidade é com os consumidores das marcas da Beiersdorf em todo o mundo.

“É muito bom saber que os nossos produtos tocam a vida de tantas pessoas e sabemos da responsabilidade que isso nos traz”, avalia Christian Goetz.

O grupo preza pela transparência e segurança dos consumidores, cada vez mais conscientes e interessados em todas as etapas do processo de fabricação e formulações de produtos.

Para contribuir com o uso sustentável da terra e com o cuidado às pessoas, a empresa prioriza a utilização de matérias-primas livres de desmatamento e o uso de ingredientes renováveis, originados de fontes sustentáveis e responsáveis.

Francine Motter completa: “os microplásticos foram excluídos das fórmulas dos produtos Nivea em 2021 e serão eliminados do portfólio de Eucerin em 2023, evitando, assim, a poluição dos oceanos”.

Fonte: Beiersdorf AG

Fotos: Divulgação

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