Se as pessoas estão mais preocupadas com o bem-estar e o autocuidado, investindo em alimentação, prática de atividade física, suplementos e vitaminas, tudo para cuidar do organismo por dentro, do lado de fora, o movimento é o mesmo.
As rotinas de skincare já fazem parte da vida de muitos brasileiros que têm se rendido ao clean beauty, ou seja, um novo conceito de produtos para skincare, incluindo maquiagens. São itens “limpos”, que não têm nenhum tipo de composto considerado maléfico ao organismo ou à pele. “Esse conceito é uma tendência tanto do Brasil como fora dele, inclusive é uma tendência muito forte na Coreia. Muitos produtos nossos que temos aqui, que estão disponíveis no Brasil, são importados da Coreia ou das grandes marcas. Mas também já temos as nossas próprias empresas que vêm se preocupando com esse conceito de fazer os produtos serem limpos”, comenta a dermatologista, sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), Dra. Mônica Aribi.
A CEO da Surya Brasil, Clelia Angelon, afirma que há um movimento cada vez maior dos consumidores para entenderem o que estão consumindo, pela busca por informação, na leitura dos rótulos e pela conscientização sobre a saúde. “Por isso, o clean beauty se torna não apenas um diferencial, mas uma filosofia de vida e uma parcela importante do mercado”, analisa. Segundo a consultoria Statista, o mercadode beleza limpa seguirá se consolidando e deve alcançar US$ 22 bilhões globalmente, ainda em 2024. O dado é fruto de uma mudança no comportamento do consumidor: 42% dos brasileiros mudaram os hábitos de consumo buscando reduzir o impacto no meio ambiente, com base no estudo realizado pela Nielsen. E 68% dos consumidores priorizam produtos de tratamento para a pele formulados com ingredientes “limpos”, ou seja, sem substâncias químicas artificiais, parabenos e petrolatos, aponta um relatório do Grupo NPD, especializado em pesquisa de mercado1
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Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a previsão de crescimento da indústria da beleza tradicional é de uma média de 4,7% ao ano até 2026. Produtos clean beauty devem vender mais do que o dobro: especialistas projetam um aumento de faturamento de 12% ao ano2
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A pandemia de Covid-19 impulsionou ainda mais o mercado de cuidados com a saúde e com o bem-estar. De acordo com o Sebrae, mesmo antes da pandemia, a procura por selo de certificação orgânica crescia a um ritmo de 50% ao ano. A busca por desodorantes livres de alumínio e por outros artigos clean beauty cresceu ainda mais na esteira das preocupações sanitárias.2
.No ponto de venda (PDV), a categoria é facilmente identificada, inclusive por uma questão de marketing, de alerta ou de novidade. Para as farmácias, é importante ter atenção à oportunidade. “O canal farma está consciente dessa nova tendência e que esses produtos devem ser trabalhados de uma forma educativa, ampliando o seu mix de produtos naturais, orientando os funcionários de forma geral. Dessa maneira, aumentará o seu tíquete médio, deixará de perder clientes em potencial (que seguem essa tendência) e, também, fortalecerá ainda mais o conceito de que a existência da farmácia se dá pelo cuidado da saúde do consumidor”, pontua Clelia.
Aliás, as marcas, de forma geral, já alertam que é um produto clean beauty. Geralmente, o rótulo informa se o produto é vegano, cruelty free, antialérgico ou desprovido de qualquer tipo de elemento que causaria algum malefício.
Origem na nutrologia
Os produtos que estão dentro do conceito de clean beauty são à base de plantas, livres de parabenos, corantes ou conservantes e, por isso, não fazem mal. Segundo a Dra. Mônica, em alguns casos, eles ainda tratam a pele, porque muitos deles trazem boa concentração de vitamina C ou com uma concentração de ácido hialurônico micronizado vegetal.
Ela explica que esses produtos surgiram de uma ideia que começou na nutrição. “A nutrologia mostrou vários princípios que estavam presentes em alguns alimentos e que não nos fariam bem. Isso começou a alertar que não só produtos que ingerimos, mas também como alguns que usamos na pele, por ela ter uma absorção grande e ser o maior tecido do corpo humano, poderia prejudicar o organismo. Foi baseado nisso que surgiu o conceito de clean beauty”, explica.
Referências
1. Cosmetic Innovation.
Disponível em: cosmeticinnovation.com.br/beleza-na-web-expande-o-seu-portfolio-e-apre-
senta-nova-categoria-clean-beauty.
Acesso em: 09/08/2024.
2. Sebrae.
Disponível em: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/clean-beauty-cosmeticos-com-transparencia-no-pote-e-na-producao,5f0369d0a6522810VgnVCM100000d701210aRCRD.
Acesso em: 09/08/2024.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: Shutterstock
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