Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
Mercado

Black Friday 2025: pesquisa revela intenção de compra do brasileiro

Por Guia da Farmácia 10 de outubro de 2025 Atualizado em: 08 de outubro de 2025 Nenhum comentário 3 Minutos de leitura
buscas-na-internet-por-black-friday-diminuem-18-29-entre-os-brasileiros-em-2023

A Black Friday, uma das datas mais importantes para o varejo, se aproxima com a expectativa de grandes ofertas e promoções.

Uma pesquisa realizada pelas empresas Tray, Bling, Bagy, Octadesk e Vindi, em parceria com a Opinion Box, mapeou o comportamento e as intenções de compra dos brasileiros, buscando identificar tendências, motivações e preocupações dos consumidores em relação a este período. A margem de erro do estudo é de 3,1 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Entre os principais destaques da pesquisa estão:

  • 70% dos consumidores planejam financeiramente suas compras;
  • 60% pretendem gastar acima de R$ 500;
  • 60% vão pagar com cartão de crédito;
  • 75% usam o celular para comprar online;
  • 48% desistem da compra por frete elevado.

Comportamento do consumidor

A Black Friday deixou de ser um evento pontual para se tornar um momento planejado.

Metade dos entrevistados inicia suas pesquisas com mais de um mês de antecedência, enquanto quase 70% planejam financeiramente suas compras.

Motivação para a compra

De acordo com o estudo, 52% dos entrevistados pretendem comprar itens de necessidade, enquanto 49%, produtos de desejo.

Já 27% planejam substituir produtos antigos e 25% querem antecipar as compras de Natal.

Os itens mais procurados na Black Friday 2025 são:

  • 53% eletrônicos
  • 49% roupas
  • 44% eletrodomésticos
  • 26% viagens
  • 25% decoração
  • 25% sapatos
  • 16% limpeza

Canais de compra

O celular é o principal dispositivo para compras online, citado por 75% dos entrevistados, refletindo uma jornada de compra cada vez mais mobile.

Sites (58%) e aplicativos de lojas (52%) lideram como canais preferidos.

No entanto, marketplaces (31%) e lojas físicas (29) também têm relevância, mostrando que o consumidor transita entre múltiplos pontos de contato.

Segundo a pesquisa, a experiência física ainda tem forte apelo na Black Friday, pois 58% dos consumidores valorizam ver, tocar e experimentar produtos antes da compra.

Além disso, fatores como pronta entrega (citado por 45% dos entrevistados) e ausência de frete (37%) reforçam a vantagem das lojas físicas em comparação aos canais digitais.

Frete e entrega

O frete continua sendo um fator importante na decisão de compra online. O levantamento mostra que 22% dos consumidores evitam lojas com frete alto, e 48% priorizam o frete grátis.

A pesquisa mostra que 53% dos consumidores preferem frete grátis, mesmo que precisem esperar. Apenas 33% optam pela entrega imediata devido à urgência.

Influência da Inteligência Artificial nas compras

O uso de Inteligência Artificial (IA) na decisão de compra ainda é algo novo, mas que desperta cada vez mais o interesse dos consumidores. Embora apenas 14% usem IA com frequência, 37% nunca usaram, mas demonstram curiosidade em experimentar.

Nesse sentido, o estudo aponta que há oportunidade para engajar esse público, oferecendo soluções que simplifiquem comparações, avaliações de marcas e recomendações personalizadas.

Expectativas pós-Black Friday

Apesar de ter um foco na Black Fridays, 21% dos entrevistados esperam promoções na Cyber Monday e 48% na semana seguinte, revelando que o período de descontos se estende além de um único dia.

Muitas pessoas têm a expectativa de encontrar os produtos depois desta data, indicando oportunidades para estratégias de comunicação e reposição de estoque que capturem essas intenções, de acordo com o estudo.

Foto: Shutterstock

Leia também

Black Friday completa 15 anos no Brasil com uso crescente de IA

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

10 de novembro de 2025
Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

10 de novembro de 2025
CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

10 de novembro de 2025
Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

10 de novembro de 2025
ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

10 de novembro de 2025