PDV

Black Friday: farmácias terão acessos facilitados a descontos oferecidos pela indústria

A expectativa é de que produtos de higiene e beleza e OTC sejam os mais comercializados durante novembro

A Black Friday se aproxima e as farmácias já se preparam para turbinar as vendas.

O PharmaLink, da InterPlayers, conecta os players do mercado e coordena toda a campanha, possibilitando que as farmácias tenham acesso aos descontos da indústria que mais se adequam às suas estratégias de vendas.

A expectativa dos executivos é de que produtos de higiene e beleza e over the counter (OTC) sejam os mais comercializados durante novembro, a exemplo do que aconteceu em 2020. 

PharmaLink

O PharmaLink possibilita às farmácias ter acesso às melhores ofertas das indústrias do setor.

Possibilitando, portanto, ao ponto de venda oferecer medicamentos e demais produtos com bons descontos para o consumidor final.

“A internet e a evolução dos equipamentos, principalmente o celular, trouxeram para o consumidor o poder de escolher a forma como prefere comprar. Por isso, a loja deve estar preparada para todos os tipos de canais. Acreditamos que as vendas on-line seguirão crescendo e vieram para ficar, já que, apesar de boa parte da população estar vacinada, ainda há ameaças de variantes do vírus que fazem com que muitos ainda tenham ressalvas em retomar para as atividades normais. O importante é ter um modelo de compras que possibilite bons negócios para todos os tipos de consumidores”, comenta o gerente de Soluções Comerciais e Trade da InterPlayers, Mário Nascimento.

Comunicação exclusiva

De acordo com Mário, o resultado da primeira campanha no ano passado surpreendeu a ponto de gerar um novo modelo de relacionamento entre PharmaLink, seus parceiros e pontos de vendas com foco em comunicações e ações 100% digitais.

Por essa razão, a companhia iniciou 2021 com um calendário de comunicações exclusivo aproveitando todas as oportunidades com campanhas sazonais e promoções alinhadas às estratégias das indústrias, mantendo uma régua de relacionamento e promoções.

Na Black Friday de 2020, as linhas de higiene e beleza e over the counter (OTC), produtos de venda livre (além do balcão), foram os destaques. 

Acreditamos que essas categorias, por terem expressiva participação de vendas na farmácia, continuarão com boa performance para este ano também.” 

Preparação para a Black Friday nas farmácias

Participar de datas como a Black Friday, em que todos os concorrentes oferecem descontos de peso não é tarefa simples. 

No entanto, Mário explica que as boas condições de venda, tanto no e-commerce, quanto em televendas ou na loja física, dependem, então, de estratégias alinhadas com os desejos e as necessidades dos clientes.

Assim, é importante estar atento ao processo de abastecimento da farmácia.

Já que as melhores condições comerciais para o varejo impactarão positivamente nesse quesito e, por consequência, no sell out – venda ao cliente final – garantindo, então, um fluxo maior de vendas na cadeia de consumo. 

 “O Pharma Friday, alinhado com as estratégias de campanhas, representa uma ótima oportunidade de boas compras, já que se trata de uma forma de a farmácia obter as melhores condições diretamente da indústria. A partir de então, é necessário estimar um crescimento do volume de vendas a fim de preparar os estoques e evitar ruptura dos produtos”, afirma. 

O executivo acrescenta que oferecer um preço interessante sem prejuízos financeiros depende de uma combinação de fatores que começa com uma boa compra alinhada com uma estratégia de venda adequada ao perfil de consumidor.

Sem prejuízo

“Black Friday é uma iniciativa séria, e a farmácia somente deve anunciar descontos adicionais. É importante que a redução de margem seja dentro do limite, sem prejuízos, mas levando em conta a estimativa de crescimento de vendas esperada e o retorno pela fidelização e conquista de clientes”, diz. 

Quanto aos meios de divulgação das promoções com o objetivo de atrair a clientela, Mário avalia que o fortalecimento das mídias digitais por meio de ações de e-mail marketing, SEO e sites são as formas mais assertivas de ter bons resultados na Black Friday. “

“Utilizamos os espaços de publicidade da nossa plataforma para dar visibilidade às promoções das indústrias participantes. Contamos também com uma régua de relacionamento via e-mail marketing e apoio das equipes de televendas.” 

Black Friday nas farmácias

 Mário aconselha que seja preparada uma boa estratégia na loja utilizando, então, as pontas de gôndolas como chamariz para os produtos em promoção.

Podendo também utilizar balões coloridos e placas com indicativos de descontos.

Outra ideia é preparar combos de produtos e deixá-los expostos perto do caixa, a fim de dar maior engajamento no último processo da venda.

Todo o processo deve ser feito com certa antecedência para a campanha ser bem-sucedida.

“Acreditamos que quanto maior o tempo disponível de promoção, melhor o desempenho em vendas e mais oportunidades para engajar o cliente”, conclui.

4 dicas para se destacar na Black Friday 2021 

Fonte:  InterPlayers

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário