A Blau Farmacêutica fechou o 3º trimestre de 2024 (3T24), com crescimento de 31% em relação ao 3T23, atingindo R$ 474 milhões. O destaque foi para o Segmento Hospitalar, com crescimento de 35% e aceleração dos lançamentos, fundamentado em um crescimento orgânico, aproximadamente 1/3 vindo de preço e 2/3 de volume. O EBTIDA também registrou pelo 4º trimestre consecutivo avanço da Margem Recorrente, alcançando um crescimento de 139% na comparação com 3T23.
“Em 2024, apesar de um cenário macro desafiador, retomamos o ritmo de crescimento de receita e margens. O crescimento estrutural do setor ficou desequilibrado nos últimos anos por conta da pandemia, que primeiro beneficiou muito os resultados do setor, e depois teve uma forte correção no pós-pandemia. O ano de 2023 foi praticamente uma ‘tempestade perfeita’, onde uma competição atípica pelo acúmulo de estoque mais caro em cenário de juros elevados levou a uma forte correção de preços. Esse cenário foi prejudicial ao nosso crescimento e margens, intensificado pela consolidação do Bergamo, que foi adquirido com margens substancialmente menores que as demais fábricas. Mesmo assim, a Companhia teve solidez financeira para continuar investindo, já que tem confiança no país e no crescimento estrutural do setor, além da convicção que os medicamentos precisam chegar nos hospitais para atender a pacientes, independente da situação macroeconômica”, comenta Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.
Investimentos na linha de produção
Case raro no mercado de capitais do país, com crescimento e baixa alavancagem, a Blau Farmacêutica obteve uma redução de R$ 65 milhões da Dívida Líquida vs. 2T24.
“Executamos as medidas necessárias para retomar o crescimento de volume, preço e margens logo que o mercado normalizasse. Primeiro, após a aquisição do Bergamo e aumento de portfólio, foi feita uma reestruturação de áreas chave da Companhia: comercial, industrial e diretoria médica. Para atender esse crescimento, foi importante os investimentos realizados em nossas linhas produtivas, com ganho de escala e menor custo operacional. Já na área comercial, alinhamos os incentivos e implantamos uma gestão mais próxima do nosso cliente”, explica Hahn.
Já a o Lucro Bruto avançou 68% vs. 3T23, para R$ 187 milhões, com Margem Bruta de 39,5%, enquanto o Lucro Líquido Recorrente foi 2,7 vezes maior vs. 3T23, para R$ 69 milhões, com Margem Líquida de 14,6%.
Licitações
Neste ano, a Blau Farmacêutica obteve junto ao STF duas decisões favoráveis, após transitado e julgado, na qual garantiu a manutenção do marco regulatório brasileiro, determinando que somente produtos com registro sanitário na ANVISA participem de licitações de aquisição de medicamentos pelo SUS.
“Com isso, voltamos a ser competitivos no mercado público. Nos últimos 12 meses, o valor das licitações foi de cerca de 14% do total da Receita Líquida, em comparação com aproximadamente 45% em 2019.”, afirma o CEO da Blau Farmacêutica.
Inovação
De acordo com a empresa, os investimentos em Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) chegaram a R$ 159 milhões nos últimos 12 meses, ou 9,4% Receita.
A produção dos MABs (anticorpos monoclonais), frutos de parceria internacional, estão com o cronograma em dia e todas as melhorias no P400 (Planta de IFA – insumo farmacêutico ativo) foram endereçadas para atender estas novas produções de grandes volumes.
“Temos intensificado nossos investimentos em PD&I nos últimos anos, em especial pelo início do desenvolvimento dos anticorpos monoclonais. Os lançamentos correspondem a 6% da Receita, enquanto as despesas e intangível de PD&I estão quase em 10%. No futuro, é natural que essas linhas se invertam, resultando em aumento do mercado endereçável total (TAM), aceleração da receita e aumento das margens. Para suportar o crescimento nas vendas do portfólio atual e do pipeline, a Companhia continua a investir em capacidade produtiva, construindo 4 linhas produtivas, sendo 3 na Blau São Paulo e 1 na Blau Cotia, a fim de atender toda a demanda projetada até 2027”, destaca Hahn.
Negócios globais
A Blau deixa de ser uma empresa focada no mercado Brasileiro para ser uma empresa regional da América Latina, com ambição de ser global.
Segundo o executivo, todos os movimentos dos últimos 10 anos já vêm transformando o perfil da Companhia, da abertura da primeira afiliada LATAM, passando pela inauguração e expansão do centro próprio de PD&I (Blau Inventta), até a maturação da área de Business Development, que amplia as possibilidades de license-in e license-out em certos nichos de mercado.
Fonte e foto: Blau Farmacêutica
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