Boehringer coloca à venda o Buscopan

A farmacêutica Boehringer Ingelheim coloca à venda o medicamento Buscopan. Sanofi é a provável compradora

A farmacêutica Boehringer Ingelheim colocou à venda a família de medicamentos Buscopan, negócio que pode chegar a R$ 1 bilhão. Segundo comunicado aos funcionários, a empresa deixou claro que irá se desfazer somente da marca. A fábrica de Itapecerica da Serra (SP), onde são fabricados os medicamentos, e a Fazenda Solana, em Arapongas (PR), não estão no negócio.

De acordo com duas fontes, a transação seria em torno de R$ 750 milhões a R$ 1 bilhão. Isso visto que as vendas líquidas dos medicamentos da família Buscopan chegam em cerca de R$ 300 milhões. O Citi está coordenando a operação, conforme comunicado da Boehringer.

Sanofi, Procter&Gamble (P&G) e Reckitt Benckiser estariam interessadas no negócio. A Sanofi, no entanto, teria preferência de compra desde 2017, quando os dois grupos fizeram uma troca de portifólio. Na época da transação, a Boehringer ficou com os produtos veterinários da Sanofi e esta com os medicamentos isentos de prescrição (OTC, na sigla em inglês) da alemã. A família Buscopan, no entanto, se manteve na linha da Boehringer no mercado brasileiro.

Procuradas, Sanofi, Reckitt e P&G informaram que não comentam rumores de mercado. Em entrevista recente, o diretor-geral da unidade de Negócios Global de Consumer Healthcare da Sanofi Brasil, Rodolfo Hrosz, disse que a empresa está sempre olhando oportunidades de mercado.

Buscopan em números

No ano passado, de acordo com dados da consultoria IMS Health, a Boehringer apresentou vendas líquidas, considerando os descontos nos pontos de venda, de R$ 1,11 bilhão e deteve uma participação de mercado de 1,79%.

No mercado brasileiro, além da família Buscopan, a companhia vende medicamentos para tratamentos de doenças cardiovasculares, oncologia, sistema respiratório e diabetes.

De acordo com o documento da Boehringer, os funcionários foram comunicados que no médio prazo, três ou quatro anos, “não haverá mudanças na rotina de trabalho da empresa”. O laboratório ressaltou, ainda, que em 2017, quando decidiu manter a franquia Buscopan no portfólio da marca no Brasil, já havia sinalizado que poderia se desfazer do negócio.

Foto: Shutterstock
Fonte: Valor Online

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário