Boehringer e IBM exploram tecnologia blockchain em ensaios clínicos

Parceria deve marcar o primeiro uso da tecnologia em testes clínicos no Canadá

A Boehringer Ingelheim (Canadá) Ltd. e a IBM Canada anunciaram, durante a conferência da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS), em Orlando, Flórida, seus planos para explorar o uso da tecnologia blockchain em ensaios clínicos.

Essa colaboração ressalta o compromisso da Boehringer Ingelheim com a inovação na área de saúde e marca a primeira vez que a tecnologia blockchain será explorada em um ambiente de testes clínicos no Canadá. Com base nas constatações das autoridades reguladoras, os processos para garantir a qualidade dos ensaios clínicos são frequentemente inadequados, e os registros dos ensaios clínicos são frequentemente errôneos ou incompletos, o que pode colocar em risco a segurança e a interpretabilidade dos testes dos pacientes.

Oportunidade significativa existe para melhorar a qualidade dos processos de ensaios clínicos e manutenção de registros. A Boehringer Ingelheim (Canada) Ltd. e a IBM Canada pretendem testar se a tecnologia blockchain em ensaios clínicos fornece uma estrutura descentralizada que permite integridade de dados, proveniência, transparência e capacitação do paciente, bem como automação de processos, melhorando a qualidade dos testes e a segurança do paciente. custo reduzido.

“Nossa filosofia é trazer valor aos pacientes e ao sistema de saúde por meio da inovação”, disse o vice-presidente de Assuntos Médicos e Regulamentares da Boehringer Ingelheim (Canadá) Ltd, Dr. Uli Brödl. “O ecossistema de ensaios clínicos é altamente complexo, pois envolve diferentes partes interessadas, resultando em confiança limitada, transparência e ineficiência de processos sem o verdadeiro empoderamento do paciente. Os pacientes estão no centro de tudo o que fazemos, por isso estamos buscando novas soluções para melhorar a segurança e o empoderamento do paciente”.

A IBM Canada traz as principais tecnologias de blockchain para essa colaboração, que fornece consentimento e envolvimento do paciente, além de uma troca segura de dados de saúde. A tecnologia da IBM ajuda a fornecer confiança e transparência em torno do complexo processo de avaliação.

“A IBM está entusiasmada em colaborar com a Boehringer Ingelheim para explorar como a tecnologia blockchain poderia ajudar a melhorar a qualidade dos testes clínicos”, disse o gerente geral da IBM Services, IBM Canadá,  Claude Guay. “Estamos usando o blockchain em outras indústrias e agora estamos investigando como podemos usar essa tecnologia para dar aos pacientes canadenses o mesmo nível de segurança e confiança quando se trata de informações pessoais de saúde.”

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Tecnologia e informação são tendências apontadas pela NRF 2019

Deixe um comentário