Boehringer Ingelheim compra a Vira Therapeutics

Farmacêuticas trabalham em medicamentos contra o câncer

A Boehringer Ingelheim adquiriu todas as ações da Vira Therapeutics, uma empresa biofarmacêutica especializada no desenvolvimento de terapias oncolíticas virais, que desenvolveu o vírus da estomatite vesicular com glicoproteína modificada (VSV-GP), em investigação isoladamente e em combinação com outras terapias. O valor total da transação de 210 milhões de euros é baseado no contrato de compra e venda de ações e opções assinado em agosto de 2016.

A terapia viral oncolítica é uma abordagem de tratamento para o câncer com dois modos de ação. No primeiro, o vírus se replica e mata as células cancerígenas. No segundo, a infecção viral estimula o sistema imunológico a reconhecer as mesmas células cancerígenas, levando a uma morte imunomediada tanto das células cancerígenas infectadas como das não infectadas, controlando o crescimento do tumor.

As empresas estão trabalhando no desenvolvimento da próxima geração de terapias virais oncolíticas. O principal estudo, o VSV-GP, demonstrou resultados promissores na fase pré-clínica, especialmente em combinação com outros princípios imuno-moduladores que a Boehringer está desenvolvendo.

“A aquisição da Vira Therapeutics com a sua plataforma de vírus oncolíticos é a conclusão de uma cooperação confiável e muito próxima nos últimos dois anos. Estamos muito otimistas que a nossa tecnologia e o nosso programa de desenvolvimento baseados em VSV complementarão a franquia de imuno-oncologia da Boehringer, servindo como uma fonte de inovação e de novas opções de tratamentos para pacientes com câncer”, afirmou o CEO da Vira Therapeutics, Dr. Heinz Schwer.

Fonte: Assessoria de Imprensa Boehringer Ingelheim (Weber Shandwick)
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário