
Aconteceu ontem (10) o evento Brasil em Código 2023, organizado pela Associação Brasileira de Automação, GS1, em São Paulo.
Sob o tema “Inovações que Transformam o Amanhã”, o evento contou com conteúdos divididos em quatro palcos com trilhas nas verticais de Indústria, Varejo, Marketplace e Tech, somando 18 horas de conteúdo.
Entre os palestrantes estavam o CEO do Compra Agora Serviços Digitais, Julio Campos; o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale; e a diretora de Políticas Públicas para a Europa na GS1 Global, Francesca Poggiali.
Um dos palestrantes, o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Eduardo Terra, abordou os novos desafios da transformação digital do varejo com a chegada da Inteligência Artificial. “A digitalização do varejo passa pela digitalização do consumidor. Hoje, há mais de 2,14 bilhões de compradores online no mundo e para uma empresa se digitalizar, o primeiro passo é entender que não existe transformação digital sem mudança de cultura de mindset. Porque digitalizar sua empresa e não digitalizar sua cultura, é a mesma coisa que nada”, explica o especialista.
Outra palestrante relevante foi a Diretora de trade marketing da Hypera Pharma, Shelida Barsella, que falou sobre a movimentação conjunta do varejo e da indústria farmacêutica, para melhorar a saúde da população. “Quanto mais indústria e varejo andarem juntos, melhor será para a saúde do paciente”, contou a executiva.
Além das palestras de conteúdos, o evento contou com expositores como a Nextop, que apresentou o Smartcart, um carrinho de compras com inteligência artificial, que conta com 5 câmeras, dispositivo de conferência por peso e pagamento disponível no próprio carrinho. Tudo isso, visando prevenir perdas. “A tecnologia também poderia ser utilizada nas farmácias, para os não-medicamentos”, conta o executivo da Top Sistemas, Felipe Silva.
Além disso, outro destaque foi o levantamento do Índice GS1 Brasil de Automação, que constata o aumento significativo da adoção da Inteligência Artificial nos últimos meses. 10% das empresas de varejo já incorporam essa tecnologia em suas operações, se não diretamente, indiretamente em suas operações com parceiros de negócios.
Ao todo, foram mais de 50 executivos palestrantes, com 34 empresas expostas, demonstrando soluções em tecnologia e automação, e 1.700 visitantes.
Anvisa divulga dados do anuário sobre a indústria farmacêutica no Brasil
Foto e fonte: Guia da Farmácia
