Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»Brasil recebe vacina atualizada da covid
    Notícias

    Brasil recebe vacina atualizada da covid

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia3 de maio de 2024Nenhum comentário3 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    Brasil-recebe-vacina-atualizada-da-covid
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp
    O Brasil recebeu na quinta-feira, 2, o primeiro lote da vacina atualizada contra a covid-19 que serão utilizadas na campanha nacional de imunização deste ano. Desenvolvidas pela farmacêutica Moderna, as doses fazem parte de um total de 12,5 milhões adquiridas pelo Ministério da Saúde em abril após um imbróglio jurídico no processo de compra que colocou em disputa a Moderna e a Pfizer. O impasse atrasou para maio o início da campanha, originalmente programada para ter início em março.
    Despachado dos Estados Unidos, o lote foi  encaminhado para o centro de distribuição do governo federal na capital paulista. De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição para todos os Estados do País ocorrerá nos próximos dias. Após essa etapa, os Estados assumem a responsabilidade de distribuir as doses para os municípios, que terão autonomia para definir a data de início das aplicações. O ministério não divulgou uma data para início da campanha em todo o território nacional.

    Entregas terminam ainda em maio

    De acordo com a Adium, representante da Moderna no Brasil e responsável pela operacionalização das entregas das vacinas, estão programados 40 voos para trazer o restante das doses adquiridas, com previsão de término da entrega ainda em maio.
    Em comunicado divulgado pelo ministério, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, ressaltou que, embora em patamares menores em comparação ao pico da pandemia, a covid-19 segue causando mortes no Brasil. O que é ainda um motivo de preocupação. “Por isso, é fundamental que toda a população, especialmente os grupos prioritários, busque a imunização”, disse a secretária.
    Registrada pelo nome de Spikevax monovalente, a nova vacina da Moderna foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro. Ela tem como diferencial a proteção contra a mais recente variante da doença, a XBB 1.5. As doses serão destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) e podem ser aplicadas em bebês a partir dos seis meses de vida e crianças com menos de cinco anos.

    Mais grupos

    Além desses grupos, idosos, imunossuprimidos, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes e puérperas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. E também pessoas privadas de liberdade e trabalhadores da área da saúde também estão inclusos na campanha nacional de vacinação deste ano. O quantitativo comprado pelo ministério, porém, não será suficiente para oferecer uma dose de reforço a todos dos grupos prioritários. Questionado, o  ministério qual subgrupo terá preferência, mas a pasta informou apenas que está em processo de compra regular de mais 70 milhões de doses.
    Para as crianças, a recomendação do Ministério da Saúde é aplicar a primeira dose da vacina aos seis meses de idade. Já a segunda dose aos sete meses e terceira dose aos nove meses. No entanto, todas as crianças de seis meses a menores de cinco anos não vacinadas ou com doses em atraso poderão completar o esquema de três doses. Contudo, devem seguir o intervalo recomendado de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e oito semanas entre a segunda e a terceira. No caso dos adultos, o indicado é apenas uma dose do imunizante.
    Fonte: Estadão
    Foto: Shutterstock

    Leia mais:

    Infecção por Covid-19 aumenta o risco de desenvolver pressão alta

    COVID Moderna Sars-coV2 vacina
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    PL que cria Estratégia Nacional de Saúde estimula desenvolvimento da indústria farmacêutica

    11 de julho de 2025

    Farmarcas mira 4% de participação das marcas próprias nas vendas

    11 de julho de 2025
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Saúde é autocuidado

    Saúde é autocuidado

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Essenciais para o equilíbrio

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Envelhecendo com consciência

    4 de julho de 2025
    Leia mais »

    Dermatite seborreica sem tabus

    4 de julho de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    MIPs nos supermercados: Abrafarma fala sobre a emenda ao PL

    11 de julho de 2025

    OTC: volume médio por compra cresce 5,6%

    11 de julho de 2025

    INTERFARMA se posiciona sobre taxação do governo americano

    11 de julho de 2025

    Farmácia: como transformar perdas em lucros e gerar performance

    11 de julho de 2025

    PL que cria Estratégia Nacional de Saúde estimula desenvolvimento da indústria farmacêutica

    11 de julho de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.