fbpx

Brasil terá dose fracionada de vacina contra febre amarela

Medida é emergencial em três estados

O Ministério da Saúde (MS) acaba de anunciar que usará doses fracionadas para imunizar as populações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia contra a febre amarela.  A estratégia emergencial, adotada pela primeira vez no País, é usada apenas em situações de alto risco de disseminação da doença. O MS espera atender quase 20 milhões de pessoas.

A ação acontece após a confirmação da quarta morte em decorrência da doença em São Paulo este ano. O Ministério investiga, ainda, 92 notificações ocorridas desde julho último em quatro estados – além de São Paulo, há também Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Com o fracionamento, uma dose padrão pode ser dividida para até cinco pessoas. A medida não prejudica a eficácia ou segurança da imunização, mas influencia no tempo de proteção – enquanto a convencional protege pela vida inteira, a fracionada, por oito ou nove anos.

Fonte: Globo Online
Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.