fbpx
PDV

Brasil terá primeiro medicamento à base de Canabidiol

Desenvolvimento de fármaco é da Prati-Donaduzzi

A Prati-Donaduzzi será o primeiro laboratório a desenvolver produtos à base de Canabidiol (CDB) no Brasil. O pioineiro, com pesquisa iniciada em 2015, é o Myalo® – medicamento indicado para controle de crises de epilepsia refratária, grau mais crítico da doença, cuja incidência é mais comum em crianças.

O fármaco é fabricado com Canabidiol de elevado grau de pureza, obtido a partir de extrato vegetal purificado derivado da planta Cannabis. O projeto teve investimento inicial de R$ 11 milhões, parte desse valor com aporte da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Uma das principais partes do investimento foi a construção do prédio do Centro de Pesquisas em Canabinoides – primeiro centro exclusivo para essa finalidade o mundo, doado pela Prati-Donaduzzi.

Os estudos clínicos para registro do medicamento, realizados em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) campus Ribeirão Preto, encontram-se em andamento. Os testes em voluntários saudáveis já foram encerrados e a fase final de testes clínicos (Fase III), em pacientes, tem previsão de ser finalizada no segundo semestre de 2018.

Fonte: Assessoria de Imprensa Prati-Donaduzzi
Foto: Shutterstock

Sobre o autor

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.