Close Menu
Login
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia Cadastre-se na Área Restrita
×

Área Restrita

Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

Cadastre-se

Esqueceu a senha?
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Login
Guia da Farmácia Guia da Farmácia
Guia da Farmácia
  • Notícias
    • Notícias
    • Mercado
    • Saúde
    • PDV
    • Medicamentos
    • HPC
    • Regulatório
    • Lançamentos
  • Revista
    • Edição Atual
    • Edições Anteriores
    • Colunistas
    • Guia da Farmácia Responde
  • + Conteúdo
    • Vídeos
    • Ebooks
    • Especiais
    • Ferramentas
  • Plataformas
    • Guia Farma Digital
    • Guia de Equivalentes
    • Guia de Genericos
  • Serviços
    • Indústrias
    • Distribuidoras
    • Farmácias
    • Bulas
  • Busca de Medicamentos
  • Anuncie
ASSINE o Guia da Farmácia
HPC

Brasileiro reduz ritmo de compras em higiene e beleza, diz estudo

Por Guia da Farmácia 16 de outubro de 2025 Atualizado em: 08 de outubro de 2025 Nenhum comentário 2 Minutos de leitura
precificar higiene e beleza na farmácia

A dinâmica de consumo de produtos de Higiene, Beleza e Perfumaria passa por algumas mudanças no Brasil. O estudo Consumer Insights 2025, realizado no segundo trimestre de 2025 pela Worldpanel by Numerator, revela que, embora o consumidor esteja mais ativo, há uma queda nas compras de unidades de higiene e beleza por viagem (-6,8%), mesmo com aumento da frequência (+4,5%), ou seja, os brasileiros vão mais às lojas, mas saem com a cesta mais leve.

Os gastos por viagem da categoria também diminuíram, com queda de 3,6% no período analisado.

No caso de maquiagem, o volume de compra despencou 20%; cremes e loções tiveram queda de 13%; e desodorantes, 12%.

De acordo com o estudo, o cenário é reflexo da repriorização de gastos e da busca por promoções, principalmente entre consumidores das classes AB.

Impacto da sazonalidade

As datas comemorativas, que historicamente impulsionam as vendas, também mostraram retração. Os resultados da Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Namorados enfatizam esta mudança na dinâmica de consumo, segundo o estudo.

A categoria de fragrâncias teve recuo de 11%, mas, por outro lado, sabonetes registraram alta de 16%, indicando que categorias de menor desembolso ganham espaço entre os “presenteáveis”.

Rotina de cuidados pessoais

A pesquisa aponta que a rotina de cuidados dos brasileiros também mudou — especialmente entre os mais jovens da Geração Z, que têm reduzido o uso de categorias básicas.

No recorte por classe social, os destaques são:

  • Classes AB: aposta em hidratação, maquiagem e limpeza facial, com foco em melhoria da textura da pele, com uma diversificação de uso de diferentes produtos na sua rotina;
  • Classe C: foca em maquiagem e hidratação, também com o uso de vários produtos, semelhante à classe AB;
  • Classes DE: foca em higiene oral e banhos mais sofisticados, com a busca por limpeza e refrescância com sabores e fragrâncias agradáveis. Assim, incrementa sua rotina de uso em cuidados básicos, como tomar banho e escovar os dentes.

Foto: Shutterstock

Leia também

O que move o mercado bilionário de higiene e beleza?

Guia da Farmácia

Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Edição Atual

Saúde Pública em Emergência Baixar Prévia

Notícias da Última Edição

O desafio da fidelização no varejo farmacêutico e o papel da tecnologia

5 de novembro de 2025 Leia mais »

Expansão do Site II impulsiona crescimento no segmento de colírios

3 de novembro de 2025 Leia mais »

Redes Sociais

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Telegram
  • WhatsApp

Sobre

Revista dirigida aos profissionais de saúde.

Rua da Paz, 1601
Conj 507
Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
04713-002
Tel: (11) 5082-2200
Clique aqui para enviar uma mensagem

Estamos nas redes sociais:

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • LinkedIn

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

Institucional

  • Sobre o Guia da Farmácia
  • Contento
  • Anuncie
  • Loja Virtual
  • Assine o Guia da Farmácia
  • Outros sites do Grupo
    • Medicamentos Equivalentes
    • Medicamentos Genéricos
  • LGPD – Política de privacidade

Últimos Posts

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

Brainfarma abre inscrições para programa de estágio

10 de novembro de 2025
Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

Do México ao Brasil: a receita para o futuro do varejo farmacêutico

10 de novembro de 2025
CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

CFF quer traçar o perfil do farmacêutico clínico no Brasil

10 de novembro de 2025
Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

Farmácia Indiana quer fechar 2025 com 39 lojas no ES

10 de novembro de 2025
ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

ADJ realiza ação de saúde gratuita no Dia Mundial do Diabetes

10 de novembro de 2025