Brasileiros aumentam o consumo de bebidas funcionais durante a pandemia

Sucos, produtos lácteos fermentados e bebidas lácteas com alto valor de proteínas, cálcio e vitaminas são as principais escolhas com este foco

O que mudou nos hábitos alimentares dos brasileiros que preservaram seu poder de compra durante a pandemia? Essa é uma das perguntas que a pesquisa Tetra Pak Index busca responder.

Em sua 14ª edição, o levantamento anual realizado pela companhia mostra como a Covid-19 fez os consumidores repensarem a maneira como vivem, aumentando, então, o consumo de alimentos que podem contribuir com sua saúde e bem-estar.

De acordo com alguns entrevistados no Brasil, uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos e se hidratar regularmente compõem o cardápio da boa saúde.

E nesta tríade, alguns produtos têm, portanto, assumido um papel relevante, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Considerados saudáveis, fáceis de achar e capazes de oferecer diversos nutrientes, os produtos funcionais estão cada vez mais presentes nas casas brasileiras.

De acordo com o levantamento, depois da Covid-19, 58% dos brasileiros passaram a consumir mais esse tipo de produto e 39% dizem que desejam aumentar o consumo no futuro.

Enquanto 57% irão manter o volume de compra atual.

“Percebemos que os consumidores têm buscado mais alimentos e bebidas que atendam às suas necessidades emocionais e funcionais, desde o consumo de proteínas e vitaminas, até a ausência de ingredientes artificiais. Isso inclui alimentos de alto valor nutricional, que estimulam o sistema imunológico e ajudam a manter a energia no dia a dia”, afirma, então, a diretora de Marketing da Tetra Pak, Vivian Leite.

Ao escolher os produtos funcionais nas gôndolas – ou no site – os entrevistados preferem sucos (50%), produtos lácteos fermentados (37%) e bebidas lácteas com alto valor de proteína, vitaminas e/ou cálcio (31%).

No Brasil, o consumo ocorre preferencialmente em casa (85%) e em espaços como academias, escolas e escritórios.

A grande maioria dos entrevistados, 88%, compra esses artigos para consumo próprio.

O produto funcional ideal para aumentar a imunidade

  1. Rico em vitaminas (C, D, B, A) e outros ingredientes como frutas cítricas, mel, zinco e fibra.
  2. Livre de ingredientes artificiais, como corantes e conservantes, e sem adição de sal, açúcar e outros adoçantes.
  3. Um produto que me faz sentir energizado e mentalmente ativo.
  4. Claro em relação às informações no rótulo da embalagem, deixando visíveis seus verdadeiros benefícios.
  5. Ecologicamente correto, ou seja, disponível em emblagens sustentáveis e recicláveis.

“Há uma oportunidade de educar os consumidores sobre os ingredientes e seus benefícios e fornecer clareza por meio de informações simples e factuais. As alegações de saúde precisam ser confiáveis, não exageradas e ser fáceis de entender. Quando escolhem um produto que aumenta a imunidade, os consumidores buscam benefícios tanto mentais, quanto físicos. E isso cria oportunidades para marcas encontrarem um espaço nas listas de compras pós-pandemia”, afirma Vivian.

Bebidas funcionais

Nesse contexto, então, a indústria tem um papel fundamental em atender às demandas dos consumidores, com novos produtos, formulações ou embalagens.

Desde 2020, a Tetra Pak apoiou o lançamento de quatro produtos com esse foco, sendo três lácteos (Piracanjuba Imunoday, Actimel Imunidade e Leite UHT Camponesa Vitaminas C+D) e um suco infantil rico em vitaminas e minerais (Os Aventureiros).

No Centro de Inovação ao Cliente da Tetra Pak, localizado em Monte Mor (SP), fabricantes de alimentos e bebidas contam com uma planta piloto.

E também por times de especialistas para desenvolverem produtos a partir do zero, passando, então, por estudos de mercado, idealização, testes de formulação, prototipagem e branding.

“Muitas categorias podem entregar saudabilidade ao consumidor e as marcas devem se dedicar a essas formulações. Essa é uma tendência, mas não é uma moda passageira. Quem puder responder rapidamente terá grandes ganhos a longo prazo, pois o foco na imunidade e bem-estar veio para ficar”, reforça Vivian.

Fonte: Tetra Pak Index

Foto: Divulgação Beleza e saúde

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