Apesar de estar ligado às doenças cardiovasculares, o diabetes ainda causa dúvidas para os brasileiros. A maior parte da população ainda desconhece conceitos básicos sobre a doença, especialmente relacionados às complicações cardiovasculares, de acordo com a pesquisa “Diabetes: o que os brasileiros sabem e não sabem sobre a doença”, realizada pela Abril Inteligência com apoio da AstraZeneca e do Curso Endodebate.
A população, em geral, relaciona o diabetes com problemas de visão e amputação. Somente 43% dos diabéticos e 27% dos não diabéticos acreditam que a doença pode ter relação com a incidência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O levantamento mostra, ainda, que alguns mitos são vistos como corretos: 50% dos diabéticos acreditam que a doença é hereditária e 35% crêem que o diabetes é uma doença emocional, ligada ao estresse. O mito de que diabéticos nunca mais podem comer açúcar é considerado verdadeiro para 31% daqueles que possuem a doença e para 26% dos não diabéticos.
Para o Dr. Carlos Eduardo Barra Couri, endocrinologista pesquisador da USP e médico responsável pela pesquisa, os dados relevam resultados preocupantes. “O desconhecimento do paciente com relação às complicações da doença é real e precisa ser combatido em diversas frentes. Possibilitar que o paciente alcance a meta glicêmica ideal, o mais rápido possível, após o diagnóstico é essencial para diminuir o risco de complicações futuras, e para isso o paciente precisa estar empoderado e informado sobre os impactos do diabetes mal controlado”.
O estudo revelou que o brasileiro entende a importância da adoção de hábitos saudáveis para o controle do diabetes. Porém, somente 58% dos diabéticos afirmam ter uma alimentação balanceada e apenas 23% afirmaram praticar atividade física de três a quatro vezes por semana.
Fonte: Assessoria de Imprensa AstraZeneca (BM)
Foto: Shutterstock