Close Menu
    ASSINE o Guia da Farmácia
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram
    ×

    Área Restrita

    Cadastro gratuito apenas para prescritores de medicamento.
    Acesse conteúdos exclusivos do Portal.

    Cadastre-se

    Esqueceu a senha?
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    • Inicio
    • Notícias
      • Mercado
      • Saúde
      • PDV
      • Medicamentos
      • HPC
      • Regulatório
      • Lançamentos
    • Revista
      • Edição Atual
      • Edições Anteriores
      • Colunistas
      • Guia da Farmácia Responde
    • + Conteúdo
      • Vídeos
      • Ebooks
      • Especiais
      • Ferramentas
    • Plataformas
      • Guia Farma Digital
      • Guia de Equivalentes
      • Guia de Genericos
    • Serviços
      • Indústrias
      • Distribuidoras
      • Farmácias
      • Bulas
    • Busca de Medicamentos
    • Anuncie
    • Categorias
      • Matérias e Artigos
      • Conteudo Técnico
      • Lançamentos de Produtos
    ASSINE o Guia da Farmácia
    Guia da FarmáciaGuia da Farmácia
    Início»Notícias»PDV»Brasileiros utilizam sete canais de compras diferentes nas suas missões
    PDV

    Brasileiros utilizam sete canais de compras diferentes nas suas missões

    Guia da FarmáciaPor Guia da Farmácia1 de fevereiro de 2019Nenhum comentário2 Minutos de leitura
    Facebook Twitter Linkedin Telegram Tumblr E-mail WhatsApp
    canais de compra
    canais de compra
    Compartilhar
    Facebook Twitter Linkedin E-mail Telegram WhatsApp

    A dinâmica dos shoppers brasileiros tem sofrido alterações no decorrer dos anos, afinal, no ano passado, os consumidores utilizaram sete canais de compras diferentes na jornada, segundo dados da Kantar Worldpanel, que analisaram os 12 meses terminados em outubro de 2018. Entre os canais de compras utilizados, estavam os os supermercado e atacarejo, para abastecimento; supermercado, hipermercado e varejo tradicional, para reposição; e farmácia e mercados menores, para aquela necessidade que tem de ser atendida nas proximidades do lar.

    Ainda de acordo com a Kantar, além da inclusão de dois novos formatos de canais frequentados por ano, o abastecimento registrou aumento. “A multiplicidade de canais utilizada atualmente demonstra que o brasileiro está cada vez mais bem informado e em busca de satisfazer suas necessidades de compra de maneira mais racional”, aponta a diretora de varejo Latam da Kantar Worldpanel, Lenita Vargas Mattar.

    No período analisado, as compras de abastecimento, ou seja, aquelas compras para encher a despensa, representaram 51,1% de todo o valor empregado pelos consumidores nas compras de bens de consumo massivo. Em 2017, elas representavam 49,8%. As compras de proximidade se mantiveram estáveis e as do tipo reposição perderam sua importância em valor, de 32,2% em 2017, para 30,7% agora. E o canal que mais se destaca nesta movimentação é o atacarejo.

    Produtos escolhidos nos canais de compra

    Nas compras de abastecimento (supermercados e atacarejo), com tíquete médio de R$ 146,28, as categorias que apresentam maior penetração são as de massa tradicional sabonete, papel higiênico, detergente em pó, creme dental, óleo de soja, detergente líquido, margarina, café torrado e leite UHT, com as regiões Norte + Nordeste, Sul e Leste + Interior do Rio de Janeiro se destacando em unidades. Quando analisadas as compras de reposição, cujo tíquete médio é de R$ 49,72, açúcar, detergente em pó, massa tradicional, leite UHT, café torrado, papel higiênico, margarina, óleo de soja, creme dental e iogurte se destacam em penetração, com regiões Norte + Nordeste, Grande São Paulo e Sul adquirindo mais unidades.

    Destacando-se na Grande São Paulo, Leste + interior do Rio de Janeiro e interior de São Paulo, as compras de proximidade, com tíquete médio de R$ 39,13, teve como principais categorias linguiças, salgadinhos, café torrado, açúcar, iogurte, pão industrializado, suco em pó, pós-xampu, detergente em pó e massa tradicional.

    Fonte: Guia da Farmácia

    Foto: Shutterstock

    Pesquisa: canal farma entre os preferidos para compra de cosméticos

     

    canais de compra Kantar Kantar Worldpanel pesquisa
    Compartilhar. Facebook Twitter Linkedin Tumblr E-mail Telegram WhatsApp
    Guia da Farmácia

    Premiado pela Anatec na categoria de mídia segmentada do ano, o Guia da Farmácia é hoje a publicação mais conhecida e lembrada pelos profissionais do varejo farmacêutico. Seu conteúdo diferenciado traz informações sobre os principais assuntos, produtos, empresas, tendências e eventos que permeiam o setor, além de Suplementos Especiais temáticos e da Lista de Preços mais completa do mercado.

    Posts Relacionados

    Pesquisa: 64% dos brasileiros acreditam que a atuação do farmacêutico reduz as chances de automedicação

    12 de maio de 2025

    Envelhecimento impulsiona mercado de autocuidado masculino no Brasil

    28 de março de 2025

    Estudo mostra tendência de cabelos mais naturais e ondulados

    10 de março de 2025

    Pesquisa: brasileiros não abrem mão de produtos Premium

    15 de janeiro de 2025

    Consumo deve manter crescimento em 2025, ainda que em menor

    19 de dezembro de 2024

    MIPs: clima e aumento de preço impactam o consumo no Brasil

    25 de novembro de 2024
    Deixe um comentário Cancelar resposta

    Edição Atual
    Prescrição em Debate

    Prescrição em Debate

    Baixar Prévia

    Notícias da Última Edição

    Edifício do Associativismo: o futuro do varejo farmacêutico

    6 de maio de 2025
    Leia mais »

    Inovação no mercado de enxaguantes bucais

    5 de maio de 2025
    Leia mais »
    Redes Sociais
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • Telegram
    • WhatsApp
    Sobre

    Revista dirigida aos profissionais de saúde.

    Rua da Paz, 1601
    Conj 507
    Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP
    04713-002
    Tel: (11) 5082-2200
    Clique aqui para enviar uma mensagem

    Estamos nas redes sociais:

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • LinkedIn

    Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google: A Política de Privacidade e Termos de Serviço são aplicados.

    Institucional
    • Sobre o Guia da Farmácia
    • Contento
    • Anuncie
    • Loja Virtual
    • Assine o Guia da Farmácia
    • Outros sites do Grupo
      • Medicamentos Equivalentes
      • Medicamentos Genéricos
    • LGPD – Política de privacidade
    Últimos Posts

    Drogaria São Paulo abre 600 vagas de jovem aprendiz

    16 de maio de 2025

    Eurofarma firma compromisso de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes

    16 de maio de 2025

    NEUTROGENA® amplia a família Hydro Boost

    16 de maio de 2025

    Novo Nordisk e Septerna fecham acordo para desenvolver pílulas contra obesidade

    16 de maio de 2025

    Hipertensão: Pague Menos faz ação gratuita de aferição de pressão arterial

    16 de maio de 2025

    Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.