Camomilina C: Saiba o que é e para que serve

O medicamento auxilia a aliviar as dores e o desconforto do nascimento da primeira dentição do bebê

A Camomilina C é um medicamento de uso oral, indicado para aliviar o desconforto bucal gerado pelo nascimento dos primeiros dentes do bebê.

Ele pode ser utilizado a partir dos quatro meses de vida e contém duas plantas medicinais com propriedades sedativas, antiinflamatórias e antiespasmódicas em sua fórmula: o alcaçuz e a camomila.

Aqui você entenderá para quais situações o medicamento é indicado, seu preço médio, a forma de usar, suas contraindicações e muito mais.

O que é a Camomilina C?

Medicamento de uso oral, a Camomilina C é indicada para aliviar o desconforto bucal devido ao nascimento dos primeiros dentes. Seu uso deve ser feito com orientação médica, normalmente, podendo ser utilizado a partir dos quatro meses de vida do bebê.

Ele possui Alcaçuz e estrato de Camomila, ambas com propriedades sedativas, antiinflamatórias e antiespasmódicas suaves. Desse modo, agindo diminuindo o desconforto e as dores causadas pela primeira dentição, bem como possíveis distúrbios gastrointestinais, decorrentes desta fase.

O medicamento também possui vitamina C e vitamina D3 em sua fórmula. Assim, contribuindo para a produção de colágeno, importante para a manutenção da estrutura da dentina do dente em desenvolvimento, e contribuindo para a absorção e utilização de cálcio.

A Camomilina C é vendida em farmácias e não necessita receita médica.

Quando a Camomilina C é indicada?

O medicamento pode ajudar na fase da primeira dentição dos bebês por trazer alívios aos sintomas comuns durante esse período.

Contudo, somente um médico pode orientá-lo corretamente sobre a indicação da Camomilina C, bem como a quantidade e o período que deve ser utilizado.

camomilina c

Como a Camomilina C age no organismo humano?

A bula do medicamento afirma que a associação dos componentes de Camomilina® C faz com que ela apresente uma ação de alívio na fase da primeira dentição.

Isso porque a camomila apresenta conhecida ação calmante suave, além de possuir propriedades antiespasmódicas, favorecer a digestão e corrigir pequenos distúrbios gastrointestinais que possam ocorrer concomitantemente na fase de dentição decídua.

Além disso, o alcaçuz possui propriedade antiinflamatória suave e a vitamina C está envolvida na biossíntese e secreção do colágeno.

“Sua deficiência pode causar alterações na estrutura da dentina do dente em desenvolvimento. A vitamina D3 é considerada a forma mais ativa da vitamina D. Promove a absorção e utilização do cálcio, mantendo seus níveis adequados, bem como a integridade da estrutura óssea”.

O início da ação do medicamento, com redução dos sintomas locais, ocorre nas primeiras 12 horas de administração. Porém, a melhora efetiva dos sintomas costuma ocorrer em aproximadamente dois a três dias.

Segundo a bula, em estudo feito com crianças entre quatro a 12 meses, observam-se sinais de melhora dos sintomas, como: irritabilidade, alteração de apetite, alteração do sono e prurido; já a partir das primeiras doses, ou do terceiro dia de tratamento.

Contudo, a melhora é progressiva e o desaparecimento dos sinais e sintomas pode ocorrer já durante os primeiros dez dias de tratamento.

 Qual é a maneira correta de administrar a Camomilina C?

 De acordo com a bula do medicamento, a Camomilina C é indicada somente para o uso bucal.

“A Camomilina® C deve ser utilizada em crianças na fase de primeira dentição. Administrar uma cápsula a cada aplicação, duas vezes ao dia ou a critério médico. A cápsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser administrado diretamente na área afetada da gengiva”.

A bula recomenda que “massagens no local podem ser realizadas para facilitar a aplicação, com o auxílio dos dedos previamente limpos. A dose máxima diária de Camomilina® C é de quatro cápsulas”.

  1. Posicione a cápsula de modo que a parte azul “tampa” fique para cima.
  2. Gire a tampa de forma a abrir a cápsula.
  3. Aplique no local afetado com o auxílio do dedo previamente limpo.

A bula aconselha sempre respeitar os horários, as doses e a duração do tratamento, bem como procurar orientação médica em caso de dúvidas.

“O uso de Camomilina® C pode ser interrompido a qualquer momento. Caso o uso do produto esteja sendo feito sob recomendação médica, não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A duração do tratamento será até a primeira dentição completa do bebê”.

Além disso, a bula reforça que em caso de dúvidas sobre este medicamento, deve-se procurar orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Leia também: Relações de afeto ajudam no desenvolvimento das crianças

camomila e alcaçuz

Qual é a dosagem ideal da Camomilina C?

De acordo com a bula do medicamento, a Camomilina C é indicada somente para uso oral edeve ser utilizada em crianças entre quatro meses a dois anos. Administrar uma cápsula a cada tomada. Duas tomadas ao dia ou a critério médico. A cápsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser misturado na água, leite, suco, frutas amassadas ou qualquer outro alimento e administrado à criança logo após sua mistura. A dose máxima diária de Camomilina® C é de quatro cápsulas.

Respeite sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Em caso de dúvida, procure orientação de um médico. O uso de Camomilina® C pode ser interrompido a qualquer momento. Caso o uso do produto esteja sendo feito sob recomendação médica, não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. A duração do tratamento será até a primeira dentição completa do bebê”.

A bula também orienta para seguir corretamente o modo de usar e “em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista”.

Leia também: Cólica infantil: o que fazer para aliviar? 

Existe algum risco com o uso da Camomilina C?

De acordo com a bula, este medicamento é contraindicado nos casos de hipersensibilidade a um ou mais componentes da fórmula. Além disso, “este produto está contraindicado em caso de hipersensibilidade a espécies vegetais da família Asteraceae.”

A bula também explica que “crianças que apresentam febre, irritação intensa, alterações gengivais importantes e problemas digestivos durante o processo da primeira dentição devem procurar um médico, pois estes sintomas podem estar relacionados a algum processo infeccioso/inflamatório que não seja a dentição”.

Leia também: A importância de cosméticos específicos para bebês

camomilina da sono?

– O medicamento dá sono?

A sonolência não é citada na bula, mas relatos afirmam que o medicamento pode facilitar o sono dos bebês, bem como tranquilizá-los. Isso porque a Camomilina C alivia o incomodo com os dentinhos. Assim, permitindo que eles descansem.

– A Camomilina C pode ser usada como calmante?

A composição do medicamento faz com que ele apresente uma ação de alívio durante a fase da primeira dentição. A camomila, presente na fórmula, e o alívio das dores fazem com que o bebê fique mais calmo, com que ele descanse e se tranquilize.

Desse modo, possuindo uma espécie de ação calmante no bebê.

Leia também: Principais benefícios das vitaminas para gestantes e bebês 

Qual é o preço médio do medicamento?

O preço médio da Camomilina C varia de acordo com a marca e a quantidade de cápsulas. É possível encontrar opções que variam entre R$ 7,00 e R$ 70,00.

Leia também: Em linha com as rorinas do bebê

camomilina para acalmar o bebê

Conclusão

A Camomilina C é um medicamento em cápsulas, indicado para o alivio do desconforto e das dores do nascimento da primeira dentição dos bebês.

Seu uso não precisa de receita, porém, deve ser indicado e orientado por um médico.

As duas substâncias com propriedades sedativas, antiespasmódicas e anti-inflamatórias, presentes na fórmula, a Camomila e o Alcaçuz atuam aliviando tais sintomas. Desse modo, o bebê relaxa, podendo ficar com sono e mais calmo.

É indicado consultar um médico ou um cirurgião-dentista para esclarecer possíveis outras dúvidas sobre o medicamento.

Bibliografia

https://consultaremedios.com.br/camomilina-c/bula

 

Fonte: Victoria Nascimento

Fotos: Shutterstock

 

Não se automedique, consulte um profissional de saúde.

Deixe um comentário