fbpx

Campanha alerta para o descarte correto de medicamentos no Rio Grande do Sul

O descarte de medicamentos vencidos e/ou que não estão mais sendo usados pode ser feito em pontos de coleta de estabelecimentos da rede pública de saúde

O que fazer com os medicamentos que já passaram do prazo da validade ou aqueles que estão em casa e já não são mais usados? Pensando em dar o destino correto a eles, foi criada a campanha ‘Doses de Compaixão – Farmácia Solidária’, no município de Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul.

Por meio da campanha, a comunidade é convidada a fazer o descarte de medicamentos vencidos e/ou que não estão mais sendo usados em pontos de coleta fixados em estabelecimentos da rede pública de saúde do município. A centralização de todos os remédios recolhidos será na Farmácia Municipal, onde acontecerá a triagem das medicações.

Depois da avaliação, aquelas que estiverem em condições de uso serão dispensadas para pacientes. Já os medicamentos que estiverem fora da data de validade ou não forem viáveis para aproveitamento serão descartados, conforme as regras existentes. Conforme os realizadores da campanha, qualquer tipo de medicamento, inclusive amostras grátis, podem ser entregues nos pontos de coleta.

O funcionamento da campanha foi apresentado pelo coordenador da Vigilância Sanitária, Everton Notti. De acordo com ele, algumas farmácias particulares já demonstraram interesse em participar da iniciativa. O contato desses estabelecimentos pode ser feito com a Vigilância Sanitária.

Plataforma da Roche mostra postos para descarte de medicamentos

Foto: Shutterstock

Fonte: Jornal do Mate

Deixe um comentário