fbpx

Campanha organiza rotina de medicação de idosos

Farmacêuticos orientarão e farão check-up dos medicamentos dos pacientes

Os público idoso terá uma oportunidade de organizar a rotina de medicação nas farmácias. Até o dia 26 de outubro, a população com mais de 60 anos receberá, gratuitamente, a revisão medicamentosa em mais de mil farmácias e drogarias de todo o País. A ação será alusiva ao Dia Nacional do Idoso, celebrado em 1º de outubro, e marca a oitava edição das Campanhas de Saúde 2018 da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

“Esse serviço evita problemas de saúde relacionados à automedicação e gastos desnecessários para o paciente, ao avaliar como ele organiza seu tratamento no dia a dia e qual o grau de cumprimento do regime posológico prescrito pelo médico, apontando dificuldades e oportunidades de melhoria”, ressalta o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto.

Veja Mais

Além de dar orientações, nesta campanha de revisão da rotina de medicação, os farmacêuticos preencherão uma tabela com dados sobre horários, dosagem e nome dos medicamentos do paciente. “É importante levar no dia não só os medicamentos prescritos, mas aqueles usados por automedicação, fitoterápicos e suplementos vitamínicos ou uma lista descrevendo todos eles”, recomenda Barreto. A campanha recomenda que o é fazer um check-up dos medicamentos com o farmacêutico pelo menos uma vez a cada seis meses.

Em 2017, a Abrafarma promoveu nove campanhas temáticas que resultaram em 126.289 atendimentos, dos quais 50.140 (40%) corresponderam à hipertensão. Também encabeçam a lista de preocupações dos brasileiros o diabetes e o colesterol, que geraram 23.266 (18%) e 14.186 (11%) atendimentos, respectivamente. As ações mobilizaram cerca de 2 mil farmacêuticos e, em média, mil farmácias de todos os estados e do Distrito Federal.

Fonte: Abrafarma

Foto: Shutterstock

Deixe um comentário