Campanha RespirAção alerta para doenças respiratórias

Com teste gratuito de espirometria, campanha RespirAção visa conscientizar a população sobre o impacto da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI)

A cidade de São Paulo (SP) será palco da abertura e do encerramento da Campanha RespirAção, que começa neste fim de semana, dias 14 e 15 de setembro, das 9 horas às 17 horas, no Parque Ibirapuera. O espaço contará com atividades gratuitas de alongamento, yoga e pilates, ministradas e acompanhadas por profissionais especializados. Além disso, o circuito terá bicicletas estacionárias, conectadas a um gerador, nas quais os participantes poderão pedalar e, ao mesmo tempo, colaborar para a “doação de ar” simbólica destinada a encher de ar um pulmão inflável de quatro metros de altura.

O projeto itinerante também passará por Porto Alegre (RS), nos dias 05 e 06 de outubro, no Parque da Marinha. Quatro dias depois, será finalizado novamente no Parque Ibirapuera. O montante de ar “arrecadado” nas três etapas da campanha servirá para encher o último e maior pulmão inflável. Dessa forma, o pulmão gigante, de oito metros de altura, ficará exposto e iluminado na Avenida Pedro Álvares Cabral, em São Paulo. Além disso, durante as três etapas, um painel digital informará, em tempo real, a quantidade de “ar doada” por paulistanos e porto-alegrenses.

Objetivos da iniciativa

Iniciativa da Boehringer Eingelheim, o principal objetivo da campanha RespirAção é reforçar que falta de ar não é normal, bem como aumentar a conscientização sobre as doenças respiratórias e a busca pelo diagnóstico preciso e de preferência precoce. A falta de ar constitui um dos principais sintomas associados a doenças respiratórias crônicas. A Doença Pulmonar Respiratória Crônica (DPOC), popularmente conhecida como enfisema pulmonar ou bronquite crônica, que possui alta prevalência na população brasileira, e a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI), uma doença considerada rara que acomete principalmente pacientes mais idosos acima de 60 anos, são alguns exemplos.

Dessa forma, como esses cenários crônicos geram um impacto negativo não apenas para os acometidos, mas também a seus familiares, cuidadores e aos cofres públicos, é muito importante alertar para os sintomas. Alguns deles são: falta de ar e/ou tosse crônica. Assim, condições essas que exigem investigação de um médico pneumologista para diagnóstico e tratamento precoces.

A campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Rio Grande do Sul (SPTRS), além da Casa Hunter, Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), Associação Crônicos do Dia-a-Dia (CDD), Rappi® e Muitos Somos Raros.

Campanha RespirAção

Atividades gratuitas: exame de espirometria e ações de alongamento, yoga e pilates
Data: 14 e 15 de setembro
Local: Ponte Arena de Ferro, portão 10, Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).
Horário: 9 horas às 17 horas

www.campanharespiracao.com.br
Foto: Shutterstock

Deixe um comentário