
As canetas emagrecedoras, medicamentos análogos de GLP-1, estão transformando o comportamento dos consumidores na América Latina. Estes produtos, populares por seus nomes comerciais como Ozempic e Mounjaro, já são reconhecidos por 26% dos lares da região, sendo que 11% deles afirmam utilizar ou considerar o uso desses tratamentos.
De acordo com o relatório “The Health Effect – How Health Choices Are Shaping Consumer Behavior”, produzido pela Worldpanel by Numerator, o interesse varia entre os países, com destaque para o Equador, onde a atenção ao tema é 45% maior que a média regional. México e América Central também registram níveis acima da média, com 27% e 9% a mais, respectivamente.
O impacto, contudo, vai além do uso dos medicamentos em si. A adoção – ou a intenção de adotar – está diretamente ligada à mudança nos padrões de consumo.
Após iniciarem ou considerarem a utilização desses produtos, consumidores latino-americanos relatam ter reduzido a compra de bebidas açucaradas (59%), alimentos gordurosos (55%) e alimentos com açúcar (51%).
A preocupação com o peso, inclusive, atinge 45% da população da região, especialmente entre as classes média (47%) e alta (49%), tendo também maior incidência na faixa etária de 36 a 55 anos (50%).
Práticas saudáveis
Paralelamente, observa-se uma queda no engajamento com práticas saudáveis. A proporção de pessoas que limita o tempo de tela caiu de 44% em 2024 para 38% em 2025, enquanto a realização de check-ups de rotina recuou de 52% para 45%.
Em contraste, aqueles que mantêm uma rotina de exercícios físicos apresentam maior disciplina em cuidados preventivos: 67% continuam fazendo exames periódicos e 47% conseguem reduzir o tempo em frente às telas.
O estudo “O Efeito Saúde – Como a saúde está moldando o consumo”, da Worldpanel by Numerator, é baseado em mais de 15 mil entrevistas realizadas em nove mercados da América Latina. São eles: América Central (Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá), Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.
Fonte: Worldpanel by Numerator
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