Case: Grupo Tapajós aposta em estratégias no e-commerce e marcas próprias

No mercado há 25 anos o Grupo Tapajó investe em transformação digital e tem como uns de seus diferenciais as marcas próprias e a ampliação da categoria de higiene pessoal

O Grupo Tapajós, que está no mercado há 25 anos, atuando fortemente na região norte do País, mantém as redes de drogarias Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem, além de seis centros de distribuição instalados nas cidades de Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

O grupo tem polo em Manaus, com 109 farmácias, concentrando 48 lojas da Drogaria Santo Remédio, 46 da FarmaBem, 11 da Flexfarma e quatro da Flex Atacadão. No Pará, são oito complexos da bandeira Santo Remédio, localizadas em Belém e Ananindeua, além de um em Boa Vista. A região de Porto Velho abriga duas lojas da Santo Remédio e cinco da FarmaBem.

Desde ano passado, o Grupo está investindo cerca de R$ 15 milhões em expansão e transformação digital, para dinamizar as vendas e aprimorar o monitoramento do estoque. Parte desse aporte foi exclusivo para a implementação do e-commerce, com a perspectiva movimentar em média R$ 5 milhões ao mês, representando 10% do volume de negócio no setor de varejo. Outra aposta foi a ferramenta eSales, que gerencia em tempo real as cargas a serem recebidas, pelo centro de distribuição, além de um software que cria uma roteirização das entregas dos CDs até as farmácias. A companhia também investe no segmento de marca própria, que já conta com linha de multivitamínicos Animativ e que será ampliada com a categoria de higiene pessoal, incluindo linhas de fraldas, lenços umedecidos e correlatos”, contou o diretor comercial, de marketing e consumer experience do Grupo Tapajós, Fernando Ferreira, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

Além disso, o grupo conta com as seguintes iniciativas:

  • A área de Operações de Logística (OL) da companhia desenvolveu um projeto de categorização de entrega, representada por cores.
  • Implementação de uma divisão de Operações Logísticas na Distribuidora Tapajós.
  • Parceria com a Neogrid, especializada em soluções de TI para a gestão da cadeia de suprimentos.
  • Lançamento de um cartão de crédito próprio para todas as bandeiras.
  • Inauguração de sua primeira Flagship Store, sob a bandeira da Drogaria Santo Remédio, em Manaus (AM)
  • Aposta no sistema de franquias para expandir uma de suas bandeiras – as Farmácias Flexfarma.
  • Criação de uma divisão dedicada exclusivamente ao gerenciamento de categorias nas suas três bandeiras de farmácias – Drogaria Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem.
  • Adesão ao reconhecido programa de fidelidade Dotz.
  • Implementação um sistema que permite a digitalização das operações da sua distribuidora homônima.
  • Acordo com o iFood e o Uber Eats para reforçar as operações de delivery e e-commerce de suas três bandeiras de farmácias.
  • Expansão atuação no segmento de marca própria com o lançamento da Voiké, presente em várias categorias, desde higiene pessoal, correlatos a cosméticos e fraldas.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Grupo Tapajós

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original

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