Case: Grupo Tapajós aposta em estratégias no e-commerce e marcas próprias

No mercado há 25 anos o Grupo Tapajó investe em transformação digital e tem como uns de seus diferenciais as marcas próprias e a ampliação da categoria de higiene pessoal

O Grupo Tapajós, que está no mercado há 25 anos, atuando fortemente na região norte do País, mantém as redes de drogarias Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem, além de seis centros de distribuição instalados nas cidades de Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista.

O grupo tem polo em Manaus, com 109 farmácias, concentrando 48 lojas da Drogaria Santo Remédio, 46 da FarmaBem, 11 da Flexfarma e quatro da Flex Atacadão. No Pará, são oito complexos da bandeira Santo Remédio, localizadas em Belém e Ananindeua, além de um em Boa Vista. A região de Porto Velho abriga duas lojas da Santo Remédio e cinco da FarmaBem.

Desde ano passado, o Grupo está investindo cerca de R$ 15 milhões em expansão e transformação digital, para dinamizar as vendas e aprimorar o monitoramento do estoque. Parte desse aporte foi exclusivo para a implementação do e-commerce, com a perspectiva movimentar em média R$ 5 milhões ao mês, representando 10% do volume de negócio no setor de varejo. Outra aposta foi a ferramenta eSales, que gerencia em tempo real as cargas a serem recebidas, pelo centro de distribuição, além de um software que cria uma roteirização das entregas dos CDs até as farmácias. A companhia também investe no segmento de marca própria, que já conta com linha de multivitamínicos Animativ e que será ampliada com a categoria de higiene pessoal, incluindo linhas de fraldas, lenços umedecidos e correlatos”, contou o diretor comercial, de marketing e consumer experience do Grupo Tapajós, Fernando Ferreira, com exclusividade para o Guia da Farmácia.

Além disso, o grupo conta com as seguintes iniciativas:

  • A área de Operações de Logística (OL) da companhia desenvolveu um projeto de categorização de entrega, representada por cores.
  • Implementação de uma divisão de Operações Logísticas na Distribuidora Tapajós.
  • Parceria com a Neogrid, especializada em soluções de TI para a gestão da cadeia de suprimentos.
  • Lançamento de um cartão de crédito próprio para todas as bandeiras.
  • Inauguração de sua primeira Flagship Store, sob a bandeira da Drogaria Santo Remédio, em Manaus (AM)
  • Aposta no sistema de franquias para expandir uma de suas bandeiras – as Farmácias Flexfarma.
  • Criação de uma divisão dedicada exclusivamente ao gerenciamento de categorias nas suas três bandeiras de farmácias – Drogaria Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem.
  • Adesão ao reconhecido programa de fidelidade Dotz.
  • Implementação um sistema que permite a digitalização das operações da sua distribuidora homônima.
  • Acordo com o iFood e o Uber Eats para reforçar as operações de delivery e e-commerce de suas três bandeiras de farmácias.
  • Expansão atuação no segmento de marca própria com o lançamento da Voiké, presente em várias categorias, desde higiene pessoal, correlatos a cosméticos e fraldas.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Grupo Tapajós

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário