Case: o que a DPSP fez para atender as demandas da pandemia

Em setembro de 2020, o Grupo DPSP inaugurou sua primeira darkstore, localizada em São Paulo, e planeja lançar mais duas no segundo semestre do ano

O grupo DPSP, formado pelas Drogarias São Paulo e Pacheco, inovou durante a pandemia e impulsionou a digitalização das redes, que já acontecia desde 2018.

O gerente executivo de Negócios Digitais e CRM do Grupo DPSP, Leandro Rocha, contou que desde 2018, o grupo DPSP, já vinha colocando o digital como centro da tomada de decisão da estratégia e como proposta de valor. Desde lá, a rede construiu os pilares estratégicos: saúde, bem-estar, inteligência, personalização e conveniência.

“A farmácia volta a ter um papel importante de prevenção. Todos sabem que a questão do cuidado é importante para a estratégia de uma rede de farmácia e tivemos que pensar em como a gente atrela isso a uma estratégia de personalização e inteligência. E por final, como alavancar e colocar de pé nossa estratégia de conveniência”, explicou Rocha sobre os pilares e desafios do grupo.

Durante a pandemia, 95% das lojas do grupo continuaram abertas durante todo o período. Garantir o atendimento do cliente foi outra questão que teve que ser repensada, assim, levando em conta que muitos clientes são idosos e tiveram que se resguardar e evitar saídas durante vários meses. Para isso, a rede criou um comitê para pensar em estratégias para manter a missão de atender bem, assim, garantindo a saúde do negócio durante o tempo indeterminado que poderia durar a pandemia.

Mudanças no grupo DPSP trazidas com a pandemia

Então, o grupo criou o “Raio Curto”, onde quase 700 lojas tiveram cobertura de motoboys para atender pedidos entre 5 km e 10 km de distância. Com isso, o cliente podia ligar diretamente para a loja e receber seu pedido em casa.

“Para manter o atendimento humanizado, o cliente não precisava chegar até a nossa loja, por isso, disponibilizamos canais de telefone e WhatsApp para todas as lojas. Assim, pudemos resolver as dores do cliente através das plataformas e realizar o papel de assistência farmacêutica mesmo a distância”, celebrou Rocha.

Assim, o que já era visão de futuro do grupo com relação ao papel da saúde dentro da farmácia, também ganhou celeridade. “Não havia uma penetração muito grande das prescrições eletrônicas antes da pandemia, mas em 40 dias conseguimos colocar 100% das nossas lojas aceitando o modelo digital de receita. Além disso, implantamos o serviço de consulta online com mais de 20 especialidades e atendimento 24 horas online em parceria com empresas de telemedicina, com oferta de serviços como terapia e psicoterapia. Também aumentamos a oferta de testes rápidos disponíveis nas lojas”, destaca Rocha.

Em setembro de 2020, o Grupo DPSP inaugurou sua primeira darkstore, localizada em Belo Horizonte (MG). Em maio deste ano foi lançada a unidade de São Paulo; e na sequência, em junho, um novo espaço no Rio de Janeiro (RJ).

O conteúdo foi abordado durante o congresso E-commerce Saúde e Farma, organizado pela E-commerce Brasil, que aconteceu no dia 23 de junho.

 

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Divulgação

*Conteúdo exclusivo do Guia da Farmácia. Ao reproduzir, colocar a fonte e o link para o texto original.

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