Cefalexina: o que é, contraindicações, efeitos colaterais e como tomar

A cefalexina é um antibiótico para uso oral adulto e pediátrico, pertencente ao grupo das cefalosporinas

Antibiótico do grupo das cefalosporinas, a cefalexina é um medicamento indicado para diferentes infecções causadas por bactérias.

Seu uso deve ser prescrito por um médico e não é recomendado para grávidas sem a orientação médica.

Confira as demais contraindicações, efeitos colaterais, preço e muito mais!

O que é cefalexina?

A cefalexina é um antibiótico para uso oral adulto e pediátrico, pertencente ao grupo das cefalosporinas.

Apresenta ação bactericida, destruindo as bactérias causadoras do processo infeccioso.

Após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.

Níveis mensuráveis ainda estavam presentes no corpo por 6 horas após a administração.

Para o que serve?

A cefalexina monoidratada é indicada para o tratamento das seguintes infecções causadas por bactérias sensíveis à cefalexina:

  • Infecções dentárias.
  • Sinusites (inflamação dos seios da face).
  • Infecções do trato geniturinário.
  • Infecções do trato respiratório.
  • Otite média (inflamação do ouvido médio).
  • Infecções da pele e tecidos moles.
  • Infecções ósseas.

De acordo com a história do paciente e aspectos clínicos, o médico poderá indicar a realização de testes de sensibilidade à cefalexina e culturas apropriadas do microrganismo causador.

Contraindicações

De acordo com a bula do medicamento, a cefalexina é contraindicada para pacientes alérgicos às cefalosporinas.

Além disso, o medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Isso porque a cefalexina monoidratada é um medicamento classificado na categoria de risco B na gravidez.

antibiótico

Cuidados ao tomar o medicamento

Antes de iniciar o tratamento com cefalexina monoidratada, verifique cuidadosamente se você já apresentou reações anteriores de alergia às cefalosporinas e às penicilinas.

Pacientes alérgicos à penicilina devem usar cefalexina monoidratada com cuidado.

Além disso, informe ao seu médico se você já teve alguma reação alérgica a antibióticos do tipo das penicilinas ou cefalosporinas.

Isso porque há evidências que apontam que os pacientes que já são alérgicos às penicilinas e a outras drogas apresentem grande possibilidade de desencadear reação alérgica também às cefalosporinas.

Houve relatos de pacientes que apresentaram reações graves, incluindo anafilaxia (reação violenta a uma segunda dose de algum antígeno) a ambas as drogas.

Houve relatos sobre graves danos ao tecido do cólon intestinal com pacientes em tratamento com antibióticos de amplo espectro incluindo as cefalosporinas e outros antibióticos como os macrolídeos, bem como penicilinas semissintéticas.

Assim, é importante considerar este diagnóstico para pacientes que apresentem diarreia associada ao uso de antibióticos. Essas colites podem variar de leve a intensa (com risco de vida). Informe ao seu médico sobre a ocorrência de diarreia durante o uso do medicamento.

O uso prolongado ou inadequado da cefalexina, assim como os antibióticos em geral, poderá resultar na proliferação de bactérias resistentes.

Para reduzir o desenvolvimento de bactérias resistentes e manter a eficácia da cefalexina, este medicamento deverá ser usado somente para o tratamento ou prevenção de infecções causadas ou fortemente suspeitas de serem causadas por microrganismos sensíveis à cefalexina.

Além disso, pacientes com insuficiência renal grave devem usar a cefalexina com cuidado. Essa condição requer observação clínica e exames laboratoriais frequentes, pois a dose segura poderá ser menor do que a usualmente recomendada.

Contudo, não há recomendações e advertências quanto ao uso de cefalexina monoidratada por idosos.

Efeitos colaterais da cefalexina

De acordo com a bula, a reação adversa mais frequente tem sido a diarreia, sendo raramente grave o bastante para determinar a interrupção do tratamento.

  • Houve também relatos de indigestão, bem como dor abdominal e gastrite.
  • Sintomas de colite pseudomembranosa podem aparecer durante ou após o tratamento com antibiótico.
  • Enjoos e vômitos foram relatados raramente.
  • Como acontece com algumas penicilinas ou cefalosporinas, há relatos raros inflamação do fígado e icterícia colestática.
  • Foram observadas reações alérgicas na forma de erupções cutâneas, erupções cutâneas com urticária (coceira), angioedema e raramente eritema (vermelhidão da pele) multiforme, bem como síndrome de Stevens-Johnson ou necrólise tóxica epidérmica. Essas reações geralmente desaparecem com a suspensão da droga.
  • Houve também relatos de anafilaxia. Também ocorreram outras reações como coceira anal e genital, monilíase (candidíase) genital, inflamação da vagina, corrimento vaginal, tonturas, cansaço, dor de cabeça, agitação, confusão, alucinações, artralgia, bem como artrite (inflamação nas articulações) e doenças articulares.
  • Houve relatos raros de nefrite intersticial reversível (inflamação dos rins).
  • Eosinofilia, neutropenia, trombocitopenia, anemia hemolítica e elevações moderadas da transaminase glutâmico-oxalacética (TGO) e transaminase glutâmico-pirúvica no soro (TGP) têm sido referidas.

Assim, informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Antibióticos podem diminuir a eficácia da pílula anticoncepcional

medicamento antibiótico

Como tomar a cefalexina?

De acordo com a bula, a cefalexina deve ser administrada por via oral e independente das refeições, conforme a orientação do seu médico.

Agite bem o frasco de todas as vezes que for utilizar o produto e nunca se automedique.

Uso do antibiótico cefalexina deve contar com orientação do farmacêutico

Quanto tempo leva para fazer efeito?

De acordo com a bula, após a administração de cefalexina, via oral, em jejum, a sua absorção é rápida e os níveis sanguíneos máximos são geralmente atingidos em 1 hora, apesar de o tempo necessário para atingir níveis máximos poderem variar consideravelmente.

Após doses de 250 mg, 500 mg e 1 g, níveis sanguíneos máximos médios de aproximadamente 9, 18 e 32 mcg/mL, respectivamente, foram obtidos em uma hora.

Níveis mensuráveis ainda estavam presentes por 6 horas após a administração.

Antibióticos podem prejudicar a flora intestinal?

Precisa de receita?

Sim, a cefalexina só pode ser vendida com retenção da receita.

Qual o preço?

O valor do medicamento pode variar entre R$10,00 a R$120,00, dependendo da marca, bem como da farmácia e da localização.

Conclusão

A cefalexina é um antibiótico para uso oral adulto e pediátrico, pertencente ao grupo das cefalosporinas.

Seu uso é contraindicado para grávidas sem a orientação médica e precisa de receita para ser comercializado.

Assim, seu uso nunca deve ser feito sem a orientação médica. A automedicação pode causar sérios prejuízos a saúde.

 

Fonte:

Bula do medicamento.

 

 

Fonte: Guia da Farmácia

Fotos: Shutterstock

10 Comentários

    • ANGELICA Cristina da Rocha nascimento em

      Dei cefalexina para minha filha e apareceu uma mancha roxa no braço e no meio esbranquiçado fiquei morrendo de medo pois ficou feio

      • José Ivonildo Bezerra em

        Estou tomando cefalexina já a cinco dias, estou sentindo uma diarreia insistente sem dor abdominal e com sensação de estomago estufado. Quanto tempo esses sintomas passam depois de suspender o medicamento?

  1. Estou tomando só a dois dias e já estou com refluxo dor do lado direito nas costas dor nos ossos e fraqueza muscular não consigo me alimentar direito pois da sensação de estar cheia o tempo todo horrível.

    • Tenho 5 dias , tomando sinto tonteiras ,refluxo ,mal estar , estômago horrível, cabeça pesada ,e quando saio de carro com minha filha ,piora demais enjoou tonteiras Meu Deus ruim de mal

  2. Após a administração do medicamento comecei a sentir dor nas articulações dos joelhos. Gostaria de saber esses sintomas fazem parte dos efeitos colaterais do medicamento.

Deixe um comentário