A cidade de São Paulo recebeu na quinta-feira, dia 11 de julho, mais de 124 mil doses da vacina contra a dengue. O imunizante é aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, postos de saúde dos bairros de Itaquera e Jaguara, regiões com maior incidência de casos da doença, devem retomar a aplicação a partir de sábado, dia 13. Nas demais regiões da cidade, a imunização voltará a ser feita na segunda, dia 15.
Desde o final de abril a gestão do prefeito Ricardo Nunes cobra o encaminhamento de um lote maior de vacinas.
À época, o Ministério da Saúde afirmou que o governo federal adquiriu “todo o estoque disponível de vacinas da dengue do fabricante – 5,2 milhões de doses entregues entre fevereiro e novembro de 2024” e que deveria enviar novo repasse em julho.
O número de novos casos registrados semanalmente está em queda há ao menos três semanas na capital paulista. A situação da doença na capital é considerada estável pela gestão municipal.
Dengue no estado
O estado de São Paulo já registra 1.770.270 casos confirmados da doença e 1.359 óbitos causados pela dengue neste ano.
Cuidados contra a dengue
- Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d’água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
- Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
- Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública.
- Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.
Fonte: G1
Foto: Shutterstock
Leia mais
O que acontece se atrasar a segunda dose da vacina da dengue?