Cimed muda identidade visual e registra balanço positivo em 2021

O ano de 2021 foi o melhor ano para Cimed atingindo grandes patamares decrescimento de receita e rentabilidade

A Cimed, farmacêutica brasileira com 45 anos de história e DNA 100% nacional, divulgou hoje o balanço completo de 2021 da companhia. A empresa atingiu R$ 1,5 bilhões de Receita Líquida, um aumento de 20,3% em relação ao ano anterior, que representa o dobro do crescimento do mercado em faturamento junto ao consumidor em 2021, segundo auditoria elaborada e divulgada pelo IQVIA. Dando continuidade à sua estratégia de crescimento orgânico que já resulta em um CAGR de 26% nos últimos 3 anos. Como consequência, a empresa continua na primeira posição no ranking participativo e fechou o ano como responsável por produzir 10% de todos os medicamentos vendidos no varejo farmacêutico brasileiro.

A organização continua com seu objetivo de aumentar sua rentabilidade. Em 2021, o EBITDA recorrente cresceu 30,7% chegando ao montante de R$ 403 milhões. Já o Lucro Líquido ajustado foi de R$ 255 milhões em 2021, com crescimento de 16,4% em relação a 2020. O ROCE total chegou a 47,2%. E em relação à gestão de caixa, a empresa fechou o ano com um Fluxo de Caixa Livre de R$419MM que seguiu consistente em 2021, muito pelas iniciativas de melhoria do Capital de Giro, iniciadas em 2020. A Geração de Caixa Operacional foi de R$216MM, já descontados os investimentos dedicados para a construção da nova fábrica em Pouso Alegre. 

Resultados da Cimed em 2021

O resultado da empresa em 2021 é consequência da busca pela realização do seu propósito e do seu planejamento estratégico que inclui a criação, desde 1991, de uma estrutura verticalizada com o objetivo de otimizar a sua estrutura de custo e melhor atender os seus clientes. Atualmente, a empresa integra o seu ecossistema com um instituto de pesquisa e desenvolvimento com 60 leitos hospitalares, uma das maiores plantas industriais e gráfica de embalagem farmacêutica do Brasil, 26 centros de distribuição, além de força de vendas própria com mais de 1.200 vendedores, resultando em uma cobertura de mercado de mais de 98% dos pontos de venda farmacêuticos brasileiros. Investindo nessa estratégia, em 2021, a empresa finalizou a construção de sua nova unidade fabril em Pouso Alegre que inicia sua operação em 2022 e irá dobrar a capacidade produtiva da empresa nos próximos anos.

A companhia contou com iniciativas importantes no último ano, como redesenhar a gestão de portfólio, criando duas novas unidades de negócios: Medicamentos e Consumo. Além disso, avançou no seu projeto de reorganização societária que resultou na criação da Cimed&CO e na transformação da empresa em S.A. que permitiu a sua primeira emissão de debêntures, no valor de R$ 450 milhões. Ademais, a empresa evoluiu com seus investimentos em tecnologia, redesenhando sua arquitetura tecnológica, e com sua governança obtendo o rating corporativo AA﹒br (perspectiva estável) com a Moodys.

Outro destaque de 2021 foi o lançamento do Cimed X, projeto que apoia e realiza pesquisas no espaço, iniciado com a investigação da proteína do COVID-19. Com investimento de R$ 300 milhões, o programa contempla amplos testes realizados em órbita, em estações espaciais, fazendo com que a companhia comece a dar os primeiros passos rumo à economia espacial.

Foto e fonte: Cimed

Deixe um comentário