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Colocar as pessoas no centro é o caminho do varejo

Ao definir as principais tendências para o varejo em 2019 é fundamental ter em mente que um negócio é feito de gente

Acima de todos os processos e tecnologia, que avança de forma vertiginosa, é preciso saber que o sucesso de um negócio está intimamente relacionado ao ser humano. O que ele pensa, como ele age, o que deseja e de que forma toma suas decisões. Isso serve tanto para o cliente quanto para o empresário e sua equipe. Para o cofundador da consultora Inteligência360º, Olegário Araújo, que palestrou sobre “Os caminhos do varejo para 2019”, para o projeto Varejo em Foco, coordenado pela Contento Comunicação, durante a Abradilan Conexão Farma 2019, o elemento fundamental de sucesso do varejo está na real visão 360º do consumidor, ou seja, a capacidade das empresas de monitorarem seu comportamento e medirem a efetividade das ações de marketing por meio dos diferentes canais, dispositivos e pontos de contato.

Araújo encoraja os varejistas  para a aplicação dos conceitos de design thinking, uma forma de verdadeiramente ouvir o cliente e ter uma visão sistêmica. “esse conceito permite que a empresa pratique a empatia, escute o cliente e lhe dê um feedback”.

A equipe, chão de loja, também deve ser ouvida, pois ela está em contato direto com cliente, ouvindo o que ele quer; assim, o ser humano passa a estar no centro das ações.

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