Com nove startups em menos de dois anos, Farma Ventures traz inovação para varejo farmacêutico

Organização já ajudou suas startups a captarem mais de R$ 2,1 milhões de investimento e possui um portfólio com valuation de R$ 42 milhões

A pandemia de Covid-19 reforçou a importância de o varejo farmacêutico utilizar soluções inovadoras para garantir o melhor serviço à população. Dessa forma, é preciso criar as condições necessárias para que as empresas integrantes do ecossistema possam desenvolver esses projetos.  

Essa é uma das missões da Farma Ventures, corporate venture builder do varejo farmacêutico no Brasil.

Lançada em março de 2020, a organização tem como objetivo desenvolver o trabalho de startups que atuam nesse segmento.

Permitindo, dessa maneira, a resolução dos principais problemas que impactam o dia a dia das redes de farmácias. 

Farma Ventures e o apoio as startups

Com menos de dois anos de atuação, já conta com nove startups em seu portfólio, como Proffer, Ligo e XLZ. Ao todo, elas têm um valuation (valor estimado da empresa) de R$ 42 milhões.

E, dessa maneira, já receberam mais de R$ 2,1 milhões de investimento captados em rodadas de investimento.  

“O varejo farmacêutico demanda plataformas e sistemas tecnológicos para potencializar ainda mais seus resultados e garantir maior qualidade em seus serviços. Nossa proposta é justamente destacar e realçar as startups que se debruçam sobre esse setor e precisam de apoio para crescerem ainda mais”, explica OCEO da Farma Ventures, Marcos Knosel.

Corporate Venture Builder busca startups promissoras que promovam impacto socioeconômico com seus produtos e serviços. Entre os segmentos investidos estão automação PDV, soluções omnichannel, gestão de preços e estoque, serviços de saúde, inteligência de mercado, gestão de pessoal, entre outros.  

 Após a seleção, a Farma Ventures entra como cofounder da startup e garante, certamente, apoio intelectual, relacional e estratégico.

Por meio da parceria, as soluções ampliam seu acesso ao mercado farmacêutico e a fundos de investimento, têm melhorias nos processos administrativos, de marketing e de vendas e ajudam na validação do produto.  

 O varejo farmacêutico no Brasil vive um bom momento no cenário econômico

. Levantamento feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), da Universidade de São Paulo, para a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), mostra, portanto, que o setor movimentou R$ 66,07 bilhões entre agosto de 2020 e julho de 2021.  

 A Corporate Venture Builder é iniciativa das redes Drogal e Indiana  

 A criação da Farma Ventures foi uma iniciativa de duas grandes redes de farmácias do país: Drogal e Indiana.

Portanto, juntas, elas se tornaram sócias da organização e servem de porta de entrada para as soluções apresentadas pelas startups investidas.  

 Mentoradas pela Top Capital, uma boutique de investimentos focada em estratégia corporativa, serviços financeiros e mercado de capitais, as duas gigantes do varejo farmacêutico encontraram no modelo de negócio da FCJ Venture Builder a solução ideal para movimentar a inovação no setor.  

“Com essa estrutura, queremos impulsionar as startups do nosso portfólio permitindo que elas tenham o apoio necessário em todas as etapas do trabalho. Assim, é possível apresentar propostas inovadoras que realmente tragam impacto positivo para todo o ecossistema”, conclui Marcos.

Fonte: Farma Ventures

Foto: Shutterstock

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