Combinação de AstraZeneca e Pfizer aumenta nível de anticorpos

Um estudo realizado na Coreia do Sul mostrou que a vacinação combinada aumentou o nível de anticorpos em seis vezes comparada com a aplicação de duas doses da AstraZeneca

A combinação da primeira dose da vacina contra Covid-19 da AstraZeneca e segunda dose da Pfizer aumentou os níveis de anticorpos neutralizantes em seis vezes em comparação com duas doses da AstraZeneca, mostrou estudo realizado na Coreia do Sul.

O estudo envolveu 499 profissionais da área médica – 100 recebendo doses mistas, 200 recebendo duas doses da injeção Pfizer / BioNTech e o restante recebendo, então, duas injeções da AstraZeneca.

Combinação de vacinas aumenta o nível de anticorpos

Todos apresentaram anticorpos neutralizantes, que impedem o vírus de entrar nas células e se replicar.

E o resultado do esquema misto de vacinas mostrou quantidades semelhantes de anticorpos neutralizantes encontrados no grupo que recebeu duas injeções da Pfizer.

Um estudo britânico no mês passado mostrou resultados semelhantes:

Uma injeção de AstraZeneca seguida pela Pfizer produziu as melhores respostas das células T.

Além de também  uma resposta de anticorpos mais alta do que a da Pfizer seguida pela AstraZeneca.

Certamente, os  dados fornecem mais suporte para a decisão de vários países de oferecer alternativas à vacina da AstraZeneca como uma segunda injeção depois que a vacina foi associada a coágulos sanguíneos raros.

O estudo sul-coreano também analisou a atividade neutralizante contra as principais variantes de preocupação, disse a Agência Coreana de Controle e Prevenção de Doenças (KDCA).

Nenhum dos grupos demonstrou atividade neutralizante reduzida contra a variante Alpha, identificada pela primeira vez no Reino Unido.

No entanto,  o título de neutralização diminuiu 2,5 a 6 vezes contra Beta, Gama e Delta, detectados pela primeira vez na África do Sul, Brasil e Índia, respectivamente.

Queiroga diz que intervalo da Pfizer deve ser reduzido de 3 meses para 21 dias 

Fontes: CNN e Exame

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário