Como a Walgreens está ajudando a combater a epidemia de HIV

Maior rede de drogarias dos Estados Unidos, acredita que a prática da farmácia pode realmente ajudar a acabar com uma epidemia

A Walgreens, trabalha há muito tempo para combater a epidemia de HIV.

Além de treinar especialmente seus farmacêuticos para oferecer cuidados compassivos e confidenciais com o HIV com foco no tratamento como prevenção, a empresa também se concentra no teste de HIV e participa do programa Ready, Set, PrEP do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, com o capacidade de dispensar profilaxia pré-exposição ou medicamentos PrEP ( uma combinação de dois medicamentos tenofovir e entricitabina em um único comprimido, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo) em todas as farmácias em todo o EUA.

O portal Drug Store News conversou com o diretor de soluções de saúde especializadas da Walgreens, Brad McElya, para falar sobre os esforços da empresa para o HIV e como eles se pareceram durante a pandemia.

Walgreens tem trabalhado muito para tornar acessível o tratamento e o teste de HIV. Como a acessibilidade geral dos farmacêuticos desempenha um papel nisso?

Como farmacêutico, tenho muito orgulho da acessibilidade dos farmacêuticos como pontos de contato em nossas comunidades.

Sei que os relacionamentos que consegui construir com os pacientes são essenciais para realmente causar um impacto na vida deles.

A acessibilidade dos nossos farmacêuticos é dupla. Existe acessibilidade em termos de localização geográfica, pois temos uma equipe de farmácias com experiência em HIV inserida em bairros em todo o país.

E também há acessibilidade em termos de pacientes que se sentem confortáveis ​​em abordar farmacêuticos.

Que é algo com o qual estamos comprometidos enquanto centramos o treinamento de nossos profissionais em serem acessíveis.

Também garantimos que estamos equipando nossos farmacêuticos com recursos para serem, então, capazes de responder às dúvidas que o paciente possa ter.

Talvez eles não possam pagar seus medicamentos, por isso damos aos farmacêuticos vários programas.

Como por exemplo os de economia ou Pronto, Conjunto, PrEP para atender especificamente às necessidades do paciente.

Qual é o papel da educação no combate ao HIV e qual é o papel de Walgreens na educação dos pacientes sobre a epidemia?

Quando se trata de HIV, existem algumas nuances. Sabemos que, por exemplo, 1 em cada 7 indivíduos nos Estados Unidos não sabe que vive com HIV. 

É por isso que estamos realmente tentando aumentar o foco em torno do teste de HIV, porque se um paciente não souber seu status sorológico, ele não poderá entrar em tratamento ou não poderá fazer a PrEP, pois é um dos requisitos.

Em segundo lugar, quando se trata de PrEP, muitos pacientes podem não estar cientes do que precisam fazer para cuidar da saúde por conta própria.

Cabe a nós ajudar a informar os pacientes que eles podem tomar este medicamento e isso pode realmente prevenir que contraiam o HIV.

Em nossa abordagem de ‘tratamento como prevenção’, temos um papel fundamental em ajudar os pacientes a pagarem seus medicamentos, a permanecerem aderentes.

Como a Walgreens trabalhou para disponibilizar seus recursos de HIV com segurança para os pacientes durante a pandemia?

A saber, uma das coisas em que aumentamos nosso foco é, portanto, garantir que não estamos perdendo de vista a epidemia de HIV enquanto lutamos contra uma pandemia.

É realmente uma questão de conhecer pacientes e nossos parceiros comunitários onde eles estiverem.

Com o teste, tivemos que girar no ano passado. Normalmente, fazemos parceria com Greater Than AIDS todos os anos em torno do Dia Nacional do Teste de HIV como uma oportunidade para os indivíduos fazerem um teste de HIV grátis e confidencial.

E devido ao Covid-19, não poderíamos fazer isso, mas ainda queríamos ajudar os pacientes a fazer o teste.

E foi aí que pudemos fazer uma doação para Greater than AIDS como parte do Dia Nacional de Teste de HIV em 2020 para, assim, distribuir mais de 10.000 kits de auto teste, para que os pacientes ainda pudessem estar cientes de seu status de HIV e receber informações sobre PrEP e Conjunto pronto, Programa PrEP.

Também estamos nos reunindo com nossos parceiros da comunidade e realmente tentando atender às necessidades do país e, especificamente, dos pacientes que podem estar em risco de HIV.

À medida que avançamos, quero também que a conversa sobre o HIV seja realmente cheia de esperança, porque acredito que estamos neste momento chave em que a prática da farmácia pode realmente ajudar a acabar com uma epidemia.

Aids: é importante falar sobre isso! 

Fonte:  Diretor de soluções especiais de saúde da Walgreens, Brad McElya, em entrevista à Drug Store News.

Foto: Shutterstock

Indique para um amigo ... Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print

Deixe um comentário